Sejus promove a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas de 26 de junho a 1º de julho - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Sejus promove a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas de 26 de junho a 1º de julho

  Além da população jovem do DF, participarão das atividades os servidores da Sejus, conselheiros tutelares, Comunidades Terapêuticas, CRAS ...

 


Além da população jovem do DF, participarão das atividades os servidores da Sejus, conselheiros tutelares, Comunidades Terapêuticas, CRAS e CREAS, Detran, Subsaúde, Secretaria de Educação e Anvisa

Tendo em vista os altos índices de consumo de substâncias tóxicas ao organismo por meio de dispositivos eletrônicos, principalmente, entre jovens a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal – (SEJUS/DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – (SUBED), realizará uma semana de atividades em alusão à Semana Nacional de Política sobre Drogas, tendo início no domingo (26) e finalizando na próxima sexta-feira (1º), abordando os três eixos das políticas sobre drogas: prevenção, acolhimento e reinserção social. O tema escolhido é: “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”.

De acordo com a Pesquisa Monitorando o Futuro (2021), 26,6% dos alunos do Ensino Médio vaporizaram nicotina no ano anterior à pesquisa. Segundo a  Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas - ABEAD, “cigarros eletrônicos aumentam em mais de 4 vezes o risco de virar um fumante habitual”.

“Essa semana de ações promove o envolvimento da família na luta contra as drogas, sendo importante não só para promoção da saúde individual, mas para reduzir a violência doméstica e promover o direito ao conhecimento. Deste o primeiro dia, com o passeio ciclístico, com a utilização do esporte como uma ferramenta valiosa para a prevenção ao uso de drogas até o último dia, com termo de fomento que visa a capacitação de mulheres no mercado de trabalho, a Sejus e demais órgãos parceiros participarão ativamente, levando cidadania, conscientização, reflexão à população, especialmente aos jovens”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.

Programação

Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão ações em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6), data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. Neste dia, a SUBED e o DETRAN realizarão, em parceria, um passeio ciclístico. A concentração será na Administração de Vicente Pires às 7h30.  A equipe da SUBED estará no local oferecendo orientações à população da região.

Na segunda-feira, dia 27, haverá um encontro com servidores da SEJUS. O objetivo é disseminar a informação entre os servidores da SUBED e os demais servidores da SEJUS, visto que  trata-se de um tema relevante para toda a Secretaria. Os temas abordados serão: “Programa de Atenção ao Dependente Químico – PADQ”, com a participação da Subsaúde da Secretaria de Economia e “Nicotina: O que sabemos?”, com a participação da Secretaria de Saúde. O evento ocorrerá das 10h às 12h no auditório da ADASA.


Na terça-feira, dia 28, haverá um Cine Debate na Estrutural, nos turnos matutino e vespertino, com estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional 1, adolescentes do Centro de Convivência e fortalecimento de vínculos e adolescentes do Centro de Convivência Coletivo da Cidade. Também participarão das atividades, conselheiros tutelares e servidores CRAS e CREAS. O público-alvo assistirá ao documentário “Cigarro eletrônico: Como tudo deu errado”. O objetivo é propor um debate reflexivo entre profissionais, adolescentes e estudantes do território da Cidade Estrutural do Distrito Federal na perspectiva da prevenção do uso e abuso dos cigarros eletrônicos comercializados no Brasil.

Na quarta-feira, dia 29, será realizado um Seminário em parceria com a Secretaria de Educação. O tema do Seminário é: “Vapers e narguilé são prejudiciais à saúde: fato ou fake?”. Sobre este mesmo tema, serão propostos dois painéis. O primeiro será voltado para a saúde e a qualidade de vida, com a participação de médico psiquiatra.

O segundo trará uma abordagem voltada à legalidade do uso e comercialização dos dispositivos eletrônicos com a participação da ANVISA. O evento contará com a participação de estudantes do Centro de Ensino Médio do Cruzeiro bem como com representantes das Coordenações Regionais de Ensino do DF, incluindo pedagogos, psicólogos e orientadores educacionais. Participarão ainda, representantes das Comunidades Terapêuticas parceiras da SEJUS. O evento ocorrerá das 8h às 11h30 no auditório da ADASA.

Na quinta-feira, dia 30, a SUBED participará de ação conjunta com a OSC Salve a Si às 19h. A equipe da SUBED estará presente no “Banho Solidário”, um projeto de cuidados às pessoas em situação de rua. Além do banho, será servida uma sopa. A SUBED estará presente, oferecendo orientação à população com o apoio de psicólogo e assistente social. Na ocasião haverá a distribuição de kit de higiene.

O encerramento será realizado na sexta-feira, dia 1º, na Comunidade Terapêutica Feminina Maria de Magdala. Na oportunidade, haverá o encerramento do Termo de Fomento nº 6/2021, projeto que levou capacitação às mulheres acolhidas numa perspectiva de reinseri-las na sociedade com dignidade, por meio do trabalho. No evento, serão entregues os certificados de conclusão dos cursos.

A ação ocorre em obediência à Lei nº 13.840/2019, que trata do conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos Estados, Distrito Federal e Municípios. A referida Lei (Art. 19-A) determina que, na quarta semana de junho, serão intensificadas ações de cunho preventivo, de acolhimento e reinserção socioeconômica.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF

[1603738776619]

Nenhum comentário