Profissionais da Contabilidade são homenageados em sessão da Câmara Legislativa - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Profissionais da Contabilidade são homenageados em sessão da Câmara Legislativa

  A importância dos profissionais da Contabilidade no desenvolvimento e assessoramento de empresas públicas e privadas foi enaltecida na tar...


 A importância dos profissionais da Contabilidade no desenvolvimento e assessoramento de empresas públicas e privadas foi enaltecida na tarde desta sexta-feira (6), durante sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem ao Dia do Contabilista. Representantes de diversas entidades locais e nacionais participaram da homenagem, proposta pela deputada distrital Júlia Lucy (União Brasil). A data é comemorada anualmente em 25 de abril.

Júlia Lucy informou que fez um curso técnico de contabilidade no Senac com 14 anos, o que a possibilitou conseguir seu primeiro emprego. “O fato de eu ter estudado a organização contábil me deu uma direção e me deixou um olhar muito rigoroso sobre contas, o que está presente no meu mandato”, afirmou, acrescentando que os profissionais de Contabilidade lidam com “toda a complexidade do sistema tributário brasileiro e são verdadeiros heróis”.

A presidente do Instituto da Mulher Contabilista do DF, Milca Josefina Maciel, disse que as dificuldades e preconceitos das mulheres no exercício da profissão vêm sendo derrubados pelas profissionais. Segundo ela, o Instituto surgiu para apoiar a mulher que decidiu empreender e a mulher contabilista. De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente no Brasil, as mulheres representam 43% da classe. Ao todo, o País conta com 521 mil profissionais de contabilidade. O CFC calcula ainda que o DF possui 14.280 profissionais de Contabilidade ativos.

Sandra Elvira Gomes Santiago, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), demonstrou orgulho com a homenagem, que, segundo ela, “dignifica os profissionais”. Para ela, apesar da atividade ser ancestral, ela é exercida hoje por uma “categoria moderna, que incorpora recursos tecnológicos” e se aprimora continuamente. “As entidades nacionais e regionais da nossa classe se empenham para multiplicar recursos e potencializar ações, tendo em vista os mais de 500 mil profissionais do setor”, completou.

Atuação no desenvolvimento das empresas

Já Aberto Milhomem Barbosa, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do DF, relatou dificuldades do mercado de encontrar profissionais para ocupar vagas oferecidas. Ele pediu apoio da CLDF para as demandas da categoria junto ao GDF. Manoel Carlos de Oliveira Júnior, vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, ressaltou que a categoria é responsável pela administração contábil, patrimonial, tributária e fiscal das empresas, dando transparência aos atos e fatos e assessorando na gestão das organizações, estando ligada diretamente no desenvolvimento e crescimento das empresas públicas ou privadas. Ele também destacou a atuação dos profissionais na intermediação dos impactos financeiros decorrentes da pandemia de Covid-19.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Fenacon), Sérgio Machado Júnior, enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelos contabilistas em prol da sociedade e defendeu a aprovação de reformas da legislação e das regras, visando facilitar a vida do empresariado.

Sandra Maria Batista, da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores da Febraban, classificou a profissão como a ciência que abraça o patrimônio do pequeno ao grande negócio. Ela assinalou que os profissionais de Contabilidade são homens e mulheres de confiança e oferecem aconselhamento e orientação para a tomada de decisões. “Os profissionais da contabilidade estão juntos com aqueles que sonham com o desenvolvimento da sociedade”, concluiu.

 

Ao final da sessão, vários contabilistas receberam da deputada Júlia Lucy moções de louvor por sua atuação. “Selecionamos representantes para homenagear toda a categoria por serem pessoas respeitadas pela população do Distrito Federal, que desenvolvem trabalhos reconhecidos, cujos ideais encontram-se em consonância com as premissas de liberdade econômica, desenvolvimento, empreendedorismo, valorização da profissão e geração de emprego e renda”, destacou a distrital.
 

* Com informações da assessoria de comunicação da deputada Júlia Lucy

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF

Nenhum comentário