Esteve presente na manhã deste domingo (07), no Condomínio Mansões Entre Lagos a convite do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Eugênio Piedade, o Deputado Distrital Jorge Vianna. Parlamentar que dedica seu mandato na Câmara Legislativa do DF às causas da saúde.

Vendo o interesse do parlamentar em cuidar não somente da saúde humana na Câmara Legislativa, Eugênio Piedade levou ao conhecimento do parlamentar uma ação de proteção aos animais de rua, que é feita por pessoas dedicadas a atenção desses animais.

 Após uma conversa longa, onde senhoras que representam uma associação (PROTETORES COMEL), montada por elas no Condomínio Entre Lagos e que atendem aproximadamente 250 animais entre cachorros e gatos, o parlamentar foi convidado a visitar esses espaços a ver as difíceis condições que passam para atender esses animais.

PROTETORES COMEL, foi criado aproximadamente a 7 anos por um grupo de pessoas que amam animais e preocupados com o abandono e sofrimento crescente desses animais na região do Paranoá/Itapoã e condomínios

Tocador de vídeo
00:00
01:47

Todos os recursos gastos em remédios, vacinas, castração e outros mais, são custeados e tirados dos salários dos próprios associados.

 

“Cada animal tem sua história, vejam o caso do HULK, a dona dele era moradora do condomínio e faleceu de Lúpus, ela não tinha família aqui, só em Santa Catarina. A família veio, vendeu a casa e queria se desfazer do cachorro, ele era muito bravo e arisco, tentamos doa-lo, mas não se adaptou, vive no abrigo há mais ou menos 4 anos, temos também a história do Cauê,  foi resgatado há mais ou menos 7 meses por maus tratos no Setor de Oficinas do Paranoá. Com bicheiras , desnutrido e com câncer. Resgatamos, cuidamos e estamos com ele até hoje, temos também histórias gatos. Seu Antonio morador do condomínio que tinha cerca de 17 gatos. Acabou falecendo e a família não quis acolher os bichanos. Hoje em dia eles moram no gatil, onde são alimentados , cuidados e amados, contou”, Sônia Frejat, uma das cuidadoras

 


Esse encontro entre Parlamentares e Associações de proteção a animais de rua, é mais um trabalho que o CDDF passa a desenvolver com a criação do “#CDDF SALVANDO PETS”, e será executado pelos conselhos locais, em todas as regiões administrativas do DF.

O Deputado Jorge Vianna, após se reunir e visitar in loco, os abrigos desses animais, sensibilizado, destinou emenda parlamentar para através do projeto “SALVANDO PETS”, atender a Associação em um trabalho na Região Paranoá/Itapoã e condomínios.

Pessoas presentes na reunião:

Além do Deputado Jorge Vianna e sua assessora Evely, o presidente Eugênio Piedade e pela associação, Sônia Frejat, Luzinete, Rose e Ana Paula

 

    

Fonte: Redação do EG News