Procuradoria da Mulher celebra ações de planejamento familiar reprodutivo, como a inserção de DIU - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Procuradoria da Mulher celebra ações de planejamento familiar reprodutivo, como a inserção de DIU

  Foto: Carlos Gandra/CLDF A representante das beneficiadas pelas ações da Procuradoria da Mulher, Keyciane Lima, relatou as dificuldades de...

 


Foto: Carlos Gandra/CLDF

A representante das beneficiadas pelas ações da Procuradoria da Mulher, Keyciane Lima, relatou as dificuldades de acesso a equipamentos públicos de saúde e mecanismos de planejamento familiar

A representante das beneficiadas pelas ações da Procuradoria da Mulher, Keyciane Lima, relatou as dificuldades de acesso a equipamentos públicos de saúde e mecanismos de planejamento familiar

À frente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa, a deputada Júlia Lucy (sem partido) celebrou, em sessão solene na tarde desta sexta-feira (25) no plenário, as parcerias que viabilizaram ações de Planejamento Familiar Reprodutivo, como a inserção de dispositivos intrauterinos (DIU) em mulheres em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube, a parlamentar destacou a cooperação do Grupo Mulheres do Brasil DF, entre outras instituições parceiras.

“Hoje é a celebração de uma vitória”, disse Lucy, ao citar as cem mulheres beneficiadas com a colocação de DIU. Para ela, todas as mulheres devem ter acesso a métodos anticonceptivos e a liberdade de decidir quantos filhos desejam e o momento de tê-los. 

“A gravidez não planejada, principalmente durante a adolescência, é um gravíssimo problema social”, considerou, ao argumentar por políticas públicas de auxílio ao planejamento familiar e de concessão de métodos anticonceptivos. “Fui mãe na adolescência e foi muito difícil conciliar a maternidade precoce com os anseios de crescimento profissional”, testemunhou Lucy, que defendeu o enfrentamento da questão de forma transparente e sem tabus.

Segundo a parlamentar, a ação de distribuição de DIU em localidades do DF, a exemplo da Cidade Estrutural, enfrentou diversos problemas, como a dificuldade de acesso a métodos anticoncepcionais e a existência de grupos, religiosos inclusive, que não aceitam mudanças e avanços nas pautas ligadas à mulher e à saúde reprodutiva. Superados os obstáculos, as ações são “motivos de orgulho para mim”, comemorou. 
 

A vice-presidente do Conselho Consultivo do Grupo Mulheres do Brasil DF, Glória Guimarães, parabenizou as ações de planejamento familiar reprodutivo. Ela informou que o grupo tem viés suprapartidário e abarca, no DF, mais de mil mulheres atuantes que apoiam políticas afirmativas e impulsionam projetos em benefício das mulheres. A líder do Comitê Saúde do Mulheres do Brasil, a médica Lucila Nagata, descreveu o engajamento do grupo ao projeto da Procuradoria da Mulher.

Responsável técnica pelas ações, a médica relatou que foram inseridos 55 DIUs em pacientes, sendo que até o final de abril esse montante chegará a uma centena. As ações também envolvem o acompanhamento dessas pacientes durante cinco anos, além de exames preventivos de câncer. 

Também defensor da pauta do planejamento familiar reprodutivo, o médico ginecologista Adriano Bueno Tavares comemorou a parceria com a Procuradoria. Por outro lado, ele lamentou a falta de oferta do DIU na Atenção Básica da Secretaria de Saúde do DF de forma contínua. Embora seja um método anticonceptivo existente há cinquenta anos no SUS, ele é ofertado de forma esporádica no DF, onde existem mulheres que aguardam pelo dispositivo há mais de dois anos, protestou. 

Entre os diversos parceiros que se manifestaram no evento, a representante do Instituto de Planejamento Familiar (IPF), Luiza Rodrigues, chamou a atenção para a falta de informação e de educação junto aos jovens com relação à temática. Já o diretor de Relações com a Comunidade da Associação Médica de Brasília, Adilson Oliveira, sugeriu cartilhas educativas para o uso de coletor menstrual. Por sua vez, a coordenadora do curso de Medicina da Unieuro, Andréa Amoras, discorreu sobre o desafio de unir educação e saúde, com ações voltadas à “mudança de atitude”. 

Em nome da Secretaria de Saúde do DF, a diretora do Hospital Regional da Asa Norte, Mariana Alcazas, reforçou a importância do planejamento familiar, que implica, segundo ela, amplas questões de saúde pública, como controle da natalidade, redução do aborto e proteção da criança. 

Agradecimento

A representante das mulheres beneficiadas pelas ações da Procuradoria da Mulher, Keyciane Lima, relatou as dificuldades de acesso a equipamentos públicos de saúde e mecanismos de planejamento familiar. Integrante de cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Lima agradeceu a oportunidade de inserção do DIU e de reflexão sobre a saúde da mulher. 

Ao término do evento, vários parceiros das ações de planejamento familiar foram homenageados com certificados. 
 

Franci Moraes - Agência CLDF

Nenhum comentário