Parlamentares defendem continuidade do Núcleo de Saúde Mental do Samu - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Parlamentares defendem continuidade do Núcleo de Saúde Mental do Samu

  Distritais relataram ter recebido mensagens de trabalhadores do núcleo tratando do encerramento das atividades e questionaram a decisão do...

 


Distritais relataram ter recebido mensagens de trabalhadores do núcleo tratando do encerramento das atividades e questionaram a decisão do governo

O fechamento do Núcleo de Saúde Mental do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem preocupado não só os servidores da área. O assunto chegou ao plenário da Câmara Legislativa na sessão desta terça-feira (22), quando alguns deputados relataram ter recebido mensagens de trabalhadores do núcleo tratando do encerramento das atividades e questionaram a decisão do governo. 

“Todas as estatísticas mostram a importância desse núcleo para as pessoas que estão em surto em casa. Ontem liguei para o secretário de Saúde e reforço aqui: não acate o pedido da direção do Samu”, disse a deputada Arlete Sampaio (PT). 

O deputado Fábio Felix (PSOL) defendeu que a secretaria escute os trabalhadores da saúde mental e ressaltou que, em decorrência da pandemia, houve aumento dos casos de emergência psiquiátrica. O parlamentar apontou, ainda, que o núcleo tem um diferencial: atua com uma equipe multidisciplinar capaz de acolher as demandas e articular rede de proteção.

Também saiu em defesa do núcleo do Samu o deputado Delmasso (Republicanos). “Ontem mesmo notificamos a secretaria para apresentar explicações”, contou. O distrital disse acreditar que o chefe da pasta vai rever a extinção do serviço. “O núcleo é referência para o Brasil, outros estados querem implantar em suas unidades federativas. Ele precisa ser fortalecido”, argumentou.

Denise Caputo - Agência CLDF

Nenhum comentário