Fiocruz Brasília celebra seus 45 anos em sessão solene - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Fiocruz Brasília celebra seus 45 anos em sessão solene

  Fundação federal é parceira da Astrazeneca na produção de imunizante contra a Covid 19 A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta sexta...


 Fundação federal é parceira da Astrazeneca na produção de imunizante contra a Covid 19

A Câmara Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (18), sessão solene em homenagem aos 45 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. A iniciativa partiu da deputada Arlete Sampaio (PT), que destacou a importância da instituição para a cidade. “A Fiocruz Brasília tem atuado para fortalecer a formação dos trabalhadores do SUS por meio de cursos de pós-graduação e residências, fortalecendo a atenção primária à saúde e desenvolvendo ações de promoção de territórios saudáveis e sustentáveis, buscando enfrentar as iniquidades sociais”, afirmou Arlete.

A socióloga e presidente nacional da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou a importância da fundação para o fortalecimento da saúde pública. “A Fiocruz é um sistema que está presente em todas as regiões brasileiras, e a sede do DF cumpre não só o importante papel de representar a fundação na capital, mas também tem missão própria de difundir conhecimento para o sistema público de saúde local”, observou.


​​​​​​​A presidente ainda ressaltou o papel da fundação no enfrentamento da pandemia. “Nesse momento de desafio, a Fiocruz está atuando na contenção desse desastre. Incorporamos tecnologia em acordo firmado com a Astrazeneca e vamos entregar em breve o primeiro lote da vacina feita no Brasil”, afirmou Nísia.

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, lembrou que a instituição atua ativamente no desenvolvimento social da região. “Temos muitas parcerias, mas gostaria de destacar a Universidade Fiocruz e a Escola de Governo, que representam muito bem o compromisso da Fiocruz com a saúde pública, o respeito à ciência e a defesa do SUS”, disse.

Já a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) elogiou a instituição por ajudar a preservar os saberes tradicionais do Brasil. “A Fiocruz tem um respeito imenso pelos saberes dos povos e cumpre o papel fundamental de acolher o conhecimento acumulado nas territorialidades”, afirmou.

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) destacou o “papel fundamental da Fiocruz em tempos de negacionismo em meio a uma pandemia”. O deputado distrital Leandro Grass (Rede) observou que “se não fosse a atuação da Fiocruz durante a pandemia, não podemos nem imaginar o que seria do nosso povo”.

O secretário de Saúde do DF, General Pafiadache, também teceu elogios à fundação e enfatizou o apoio da Fiocruz em vários projetos de Saúde do GDF.

Eder Wen - Agência CLDF

Nenhum comentário