CLDF celebra Dia do Orientador Educacional com sessão em homenagem a profissionais da área - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

CLDF celebra Dia do Orientador Educacional com sessão em homenagem a profissionais da área

  A Câmara Legislativa realizou sessão solene, na manhã desta sexta-feira (3), em comemoração ao Dia do Orientador Educacional – celebrado, ...

 


A Câmara Legislativa realizou sessão solene, na manhã desta sexta-feira (3), em comemoração ao Dia do Orientador Educacional – celebrado, nacionalmente, em 4 de dezembro. Durante a solenidade, foi destacada a importância da orientação educacional para os processos de aprendizagem, bem como para o funcionamento das escolas. Além disso, foram entregues moções de louvor em reconhecimento a alguns nomes que atuam na rede pública de ensino.

À frente da homenagem, o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), elogiou a atuação dos orientadores educacionais: “Realizam um trabalho excepcional, fundamental e têm todo o nosso respeito”. O parlamentar reconheceu as dificuldades enfrentadas por esses profissionais, elencando o quadro de pessoal insuficiente e o cenário da pandemia de Covid-19, e se comprometeu a trabalhar para a inclusão de concurso público para o cargo na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

“Vocês são 1.082 na rede pública. É muito pouco”, disse a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, em concordância com Prudente. A gestora também enalteceu a profissão: “Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno, ajuda a escola a organizar a proposta pedagógica e atua em parceria com os professores para entender o comportamento dos alunos”. Por fim, Paranaguá apontou a figura do orientador educacional como “primordial para integrar toda a comunidade escolar”.

A subsecretária de Educação Básica do DF, Solange Foiser Silva, também prestou homenagem aos orientadores educacionais e agradeceu a contribuição desses servidores, que atuam desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A orientação educacional presente nas escolas públicas destaca-se por participar da ação pedagógica, para contribuir com resultados qualitativos na aprendizagem, e na preservação da garantia dos direitos das nossas crianças, adolescentes e estudantes adultos; referendando, assim, a função social da escola”, explicou a subsecretária.

Solange Foiser destacou, ainda, mais um desafio para os orientadores educacionais: a pandemia. “Ela trouxe muita ansiedade, desânimo e depressão; temos de lidar dentro das escolas com essa melancolia. E vocês fazem um trabalho de excelência”, concluiu.

Homenageados

A gerente de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Érika Goulart de Araújo, agradeceu a homenagem e o apoio dos colegas da Secretaria de Educação: “Contribuem com nossa práxis pedagógica”.

A orientadora educacional Rosemary de Paula seguiu com agradecimentos: “A Gerência [de Orientação Educacional] impulsiona todo o trabalho do orientador, desde a coordenação intermediária até os orientadores locais. Estamos sendo geridos por pessoas que acreditam na educação, e é isso que faz a diferença num país”.

Sobre a atuação dos profissionais homenageados, Rosemary resumiu: “O trabalho do orientador flui e funciona por uma palavra principal: amor”.

Assista na íntegra

A solenidade foi exibida, ao vivo, pela TV Câmara Distrital (canal 9.3 e YouTube) e continuará disponível aqui. Após a homenagem, o canal exibiu um vídeo especial do XI Fórum da Orientação Educacional, que, este ano, tem como tema: "Cuidado da Vida e Bem-Viver".

 

* Foto: Mary Leal/ Imprensa Secretaria de Educação

Denise Caputo - Agência CLDF


Nenhum comentário