Unidades de Saúde da Região Oeste têm programação especial para a campanha - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Unidades de Saúde da Região Oeste têm programação especial para a campanha

  O exame citopatológico é um dos métodos mais tradicionais utilizados na análise e detecção de células alteradas A ação teve como foco paci...


 O exame citopatológico é um dos métodos mais tradicionais utilizados na análise e detecção de células alteradas

A ação teve como foco pacientes mulheres de 25 a 65 anos na prevenção de câncer de colo do útero e de 50 a 69 anos na prevenção ao câncer de mama | Foto: divulgação / Agência Saúde

Com a chegada do mês de outubro a Secretaria de Saúde já iniciou as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama para a população do Distrito Federal. Como inauguração da campanha Outubro Rosa na Região de Saúde Oeste, a UBS 4 de Ceilândia disponibilizou, na última sexta-feira (1º/10), uma equipe com agenda exclusiva para atender as mulheres da região, coletando exames citopatológicos e agendando as pacientes da unidade para uma mamografia de rastreamento.

A ação se estendeu ao longo de todo dia na própria unidade e teve como foco pacientes mulheres de 25 a 65 anos na prevenção de câncer de colo do útero e de 50 a 69 anos na prevenção ao câncer de mama. Essas faixas etárias são conhecidas como faixa de rastreio para os exames preventivos .“Começamos este mês ampliando a oferta de serviços de exames clínicos das mamas, exames citológicos e as ofertas de mamografia para as pacientes que são moradoras da nossa área de abrangência. Nossa agenda também estará disponível para, caso essas pacientes apresentem novas queixas, tenham as suas demandas de saúde atendidas”, afirma o médico da unidade, Lucas de Castro Castelluccio.

O exame citopatológico é um dos métodos mais tradicionais utilizados na análise e detecção de células alteradas, ou que podem desenvolver alterações que, com o tempo, podem levar a paciente a um diagnóstico de câncer do colo do útero. Além destes exames e dos agendamentos, a equipe multiprofissional também estava realizando a inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) em pacientes que já haviam solicitado e estavam aguardando.

“Temos sempre que pensar que essas ações do outubro rosa, especialmente depois da pandemia, nas mulheres que deixaram de acessar este serviço, seja porque ele estava sobrecarregado ou por medo da covid-19. Para além disso, esses são exames de rastreio, principalmente o citopatológico e a mamografia. Independente do Outubro Rosa, esse serviço é ofertado nas UBSs e são importantes para que seja feito o diagnóstico precoce”, explica a gerente de áreas programáticas da UBS, Janaína Pereira Alves.

No período da manhã, a equipe ofereceu às usuárias um café da manhã embalado individualmente, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Durante todo o mês de outubro as unidades da região de saúde oeste – que abrange Ceilândia e Brazlândia – estarão com agendas e atividades específicas nessa temática para sensibilização da população alvo.

  Com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário