O Deputado Iolando propõe programa de mamografia móvel no DF! Acesse e saiba mais - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

O Deputado Iolando propõe programa de mamografia móvel no DF! Acesse e saiba mais

  O deputado distrital Iolando protocolou na Câmara Legislativa um projeto de lei que cria o Programa de Exame de Mamografia Móvel no Distri...

 

O deputado distrital Iolando protocolou na Câmara Legislativa um projeto de lei que cria o Programa de Exame de Mamografia Móvel no Distrito Federal. A proposta prevê atendimentos itinerantes de saúde às mulheres para identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama. Objetivo é facilitar o acesso e ampliar a cobertura mamográfica, principalmente na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Na avaliação do parlamentar, principal representante das pessoas com deficiência e doenças graves no Legislativo local, a proposta também tem como importância o incentivo à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“É muito comum a abstenção das mulheres que precisam se deslocar para fazer exames mamográfico e com a inversão do equipamento indo ao encontro da demanda, facilitará em muito a sua realização. No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres, sendo o câncer mais incidente no sexo feminino. Por isso, sou à favor de mais mecanismos de combate e prevenção a esta doença que desestabiliza famílias por inteiro”, afirma Iolando.

A mamografia é recomendada anualmente para as mulheres entre 50 e 69 anos. Já as mulheres que apresentam um risco elevado de desenvolver a doença têm indicações para exames clínicos das mamas e mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos de idade. Neste grupo estão incluídas as mulheres com histórico familiar de parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer bilateral em qualquer faixa etária ou câncer de mama unilateral antes dos 50 anos de idade ou câncer de ovário.

Da redação com informações da Laezia da Cominicação do deputado 

Nenhum comentário