Copa América: Ministério Público pede informações sobre realização de jogos em Brasília - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Copa América: Ministério Público pede informações sobre realização de jogos em Brasília

  Capital recebe abertura e mais sete partidas da competição, a partir de 13 de junho. MP quer garantir medidas que impeçam disseminação do ...

 


Capital recebe abertura e mais sete partidas da competição, a partir de 13 de junho. MP quer garantir medidas que impeçam disseminação do coronavírus.

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pediu informações ao governo local e ao consórcio Arena BSB – que administra o Estádio Nacional Mané Garrincha – sobre a realização de jogos da Copa América em Brasília. A capital recebe a abertura e outras sete partidas da competição, a partir do dia 13 de junho.

O MP quer saber quais medidas serão tomadas para evitar a disseminação do coronavírus durante o torneio. Também pede a realização de fiscalização para que os protocolos de segurança sejam cumpridos. Especialistas afirmam que a o evento traz riscos de importação de novas variantes e aumento da taxa de contágio no país.

Questionado pelo G1, o "o consórcio Arena BSB disse que responderá os esclarecimentos no prazo". Já governo do DF não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

À empresa que administra o estádio, o MP pediu "informações detalhadas sobre as tratativas para a realização do evento, em especial as medidas a serem adotadas pela arena e pelo governo distrital visando à prevenção da transmissão do vírus e a não aglomeração de pessoas nas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha".

O órgão também solicitou à Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística do DF (DF Legal), que faça ações de fiscalização dentro e fora do estádio e que, em caso de descumprimento dos protocolos, sejam aplicadas as sanções previstas em lei.

Para a Polícia Militar, o Ministério Público pediu informações sobre o plano de ação referente à segurança, transporte e contingências para o evento. Por fim, solicitou à secretaria de Governo do DF que acompanhe a realização do torneio junto aos demais órgãos.

"Nos parece claro que devem ser cumpridos protocolos rígidos com relação aos controles sanitários. Esse controle deve ser prévio com relação às delegações e autoridades integrantes desta competição. Portanto, a Secretaria de Governo, a Polícia Militar do DF e a própria Arena BSB deverão ter uma especial cautela neste momento. Inclusive o DF Legal deve acompanhar e fiscalizar todas as etapas desta competição. Antes dos jogos, durante e depois", afirma o procurador José Eduardo Sabo.

Copa América em Brasília

O evento será realizado no momento em que a capital ainda registra média móvel de 25 mortes e 938 casos de Covid-19 por dia. Na manhã deste sábado (5), a ocupação de leitos de UTI por pacientes com a doença estava em 89,67%. Apenas 22 leitos estavam vagos.

O torneiro foi transferido para o Brasil depois que Colômbia e Argentina desistiram de sediá-lo, respectivamente, por conta de protestos e pelo avanço da pandemia. A capital recebe o jogo inicial, entre Brasil e Venezuela, além da semifinal. As demais cinco partidas ocorrem entre os dias 18 de junho e 9 de julho.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Nenhum comentário