A arte do grafite como incentivo à conscientização - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

A arte do grafite como incentivo à conscientização

  Paradas de ônibus da Estrutural recebem trabalhos artísticos com temas voltados à prevenção à criminalidade As atividades do programa Área...


 Paradas de ônibus da Estrutural recebem trabalhos artísticos com temas voltados à prevenção à criminalidade

As atividades do programa Área de Segurança Prioritária (ASP), lançado esta semana na Estrutural, têm como foco a prevenção da criminalidade. Como parte da estratégia de atuação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) nessa área, paradas de ônibus da cidade receberam grafite com temas como o enfrentamento à violência de gênero e a conscientização de jovens.

A ação faz parte do projeto Grafite Arte & Segurança, que tem o objetivo de divulgar programas, projetos e ações de prevenção social promovidos pela pasta, forças de segurança e governo como um todo.

“Atuar de forma preventiva é um dos nossos objetivos durante a realização da ASP, na Estrutural”, afirma o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

“Estamos realizando oficinas, palestras e orientações nesta semana, na estrutura montada na frente da administração regional, mas continuaremos com esse atendimento durante os três meses de duração do projeto na cidade. Essa intervenção por meio da arte ficará também como um legado para a comunidade, mesmo após o final da ação.”

As peças criadas pela técnica do grafite ampliam a visibilidade dos canais de denúncia e de informação para a população nos espaços públicos, escolhidos estrategicamente para que haja maior alcance visual. As paradas escolhidas ficam na Quadra 01, próximo à BR-070. Outras paradas também receberão o trabalho artístico.

 Com a juventude

“Queremos mostrar para a comunidade, por meio da arte do grafite, o trabalho de prevenção realizado pela Secretaria de Segurança Pública, além de contribuir para a revitalização de espaços públicos para deixar a cidade mais bonita e aumentar a sensação de segurança”, resume a diretora de Proteção Social da Juventude da SSP, Nathalia Teixeira.

A reforma dos espaços públicos também está entre os objetivos da ação na cidade. As principais temáticas de prevenção trabalhadas pela ASP foram Juventude e Segurança Pública. O objetivo é promover a autonomia e consciência dos jovens, reconhecendo-os como sujeito com direitos e conscientes de seu papel de responsabilização na promoção da cultura da paz.

Essa intervenção por meio da arte ficará também como um legado para a comunidade, mesmo após o final da ação”Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

“O painel dedicado à juventude vem demonstrar a importância da cooperação de todos para promoção da cultura de paz e também contribuir para a visibilidade dos canais de denúncia de violência contra o jovem, como o Disque 100”, explica o assessor técnico da SSP Herbert Vale, artista plástico responsável pelo grafite.

A concepção do grafite da segunda parada foi a campanha #MetaaColher. Nessa, a grafiteira Raissa Miah, assessora técnica da SSP, teve como objetivo mostrar a quebra da corrente de violência doméstica, incentivando a participação social.  “A ideia é dar visibilidade à campanha #MetaaColher por meio do grafite, encorajando a denúncia”, explica a artista.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário