Parcerias entre comunidade e governo são sucesso em Vicente Pires - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Parcerias entre comunidade e governo são sucesso em Vicente Pires

  Acesso para passagem do caminhão de lixo na Rua 3 é construído após morador recuar muro. Em outro ponto, estacionamento foi financiado por...


 Acesso para passagem do caminhão de lixo na Rua 3 é construído após morador recuar muro. Em outro ponto, estacionamento foi financiado por empresários

A rua é estreita, tão estreita que só passa um carro pequeno de cada vez. Veículos grandes, como caminhão, por exemplo, não entram no local, porque manobrar é impossível. De modo que os moradores da Chácara 69/70 da Colônia Agrícola Samambaia, um dos bairros de Vicente Pires, tinham problema com o descarte do lixo. O impasse foi resolvido por meio do diálogo e bom senso, já que uma das moradoras da região cedeu 100 metros da sua propriedade para o alargamento da via, colocando fim à demanda que já estava caducando.

Após quatro décadas, solução para o lixo na Colônia Agrícola Samambaia | Fotos : Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Outros gestores não deram atenção ao problema, e o morador fica prejudicado, já que o caminhão de lixo não passa aqui”, conta o coordenador de Desenvolvimento da Administração de Vicente Pires, Gil Cardoso, também responsável pelos trabalhos de manutenção dos setores Colônia Agrícola Samambaia e Vila São José. “Conseguimos a autorização de uso desse trecho e ficou acordado que a administração limpasse a área que será ampliada e fizesse outra cerca para a moradora”, detalha.

Há mais de 40 anos, a moradora da Rua 3 do setor de Chácaras 69/70 da Colônia Agrícola Samambaia, a feirante Rosa Lúcia Alves Macedo, 59 anos, estava insatisfeita com a situação do lixo. “Pelo menos vai acabar essa bagunça de colocar o lixo de qualquer jeito na rua”, completa.

Os serviços começaram com a limpeza da área. Na próxima semana, máquinas da Novacap entrarão em ação para os trabalhos de terraplanagem e pavimentação dos 100 metros, trecho doado pela feirante. O custo do projeto é de aproximadamente R$ 150 mil. A previsão de entrega dessa ação é de 30 dias. “Essa obra vai fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos moradores da região, trazendo dignidade”, avalia o presidente da Novacap, Fernando Leite.

PPP com empresários

O comerciante Isaildo da Silva considerou proveitosa a parceria dos empresários com o Governo do Distrito Federal

O diálogo também norteou a construção de amplo estacionamento na Chácara 156, uma das áreas comerciais do Taguaparque. Graças à parceria público-privada realizada entre empresários da localidade, administração de Vicente Pires e Novacap, os últimos retoques da demanda foram finalizados com marcações de trânsito feitas no chão pelo Detran. O valor da empreitada ficou na casa dos R$ 60 mil.

“Fizemos um acordo com todos os comerciantes, eles bancaram o material, bloquetes, meio-fio, enfim, e nós entramos com as máquinas e mão de obra”, detalha Gil, da RA de Vicente Pires. “Foi uma parceria proveitosa, melhorou bastante o lugar; os clientes reclamavam muito pela falta de um estacionamento aqui, e a obra trouxe mais conforto aos visitantes”, atesta Isaildo Manuel da Silva, 43 anos, proprietário de restaurante no setor.

Sinalizações horizontais

O  contorno que dá acesso a cinco vias diferentes dentro de Vicente Pires – trecho de ligação entre os setores Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José e Taguaparque – ganhou sinalização horizontal. O serviço embelezou o lugar e organizou o trânsito. “O local estava virado de cabeça para baixo, mexemos em tudo porque acontecia muito acidente aqui por falta de sinalização”, observa o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro. “Com as obras, trouxemos segurança para a população. Seguindo determinação do governador Ibaneis, estamos cuidando da cidade e dos moradores”, reforça o gestor.

Rotatória estratégica recebeu pintura e sinalização deixando o trânsito mais seguro e organizado

Os trabalhos de pintura das sinalizações horizontais reluzentes no asfalto, faixas amarelas que refletem com a luz dos faróis dos carros, foram executados pelo Detran-DF. A última fase da demanda foi concluída com a fixação dos tachões refletivos, conhecidos também como olho de gato. “Semana passada, o Detran mandou ver dentro da cidade e deixou esse presente para os moradores”, festeja o administrador Daniel de Castro.

Analista de trânsito e executora de Contrato de Sinalização do Detran-DF, Lúcia Bandeira explica que essas ações de renovação das faixas de trânsito e sinalizações horizontais são feitas em todas as regiões administrativas com frequência. Segundo ela, as marcas no asfalto têm vida útil. “Em Vicente Pires, a atuação do Detran continua ainda nas ruas 10, 7 e 3”, enumera a servidora.

Com informaçõpes da Agência Brasília

Nenhum comentário