Sangue é Vida” leva servidores para doação no hemocentro - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Sangue é Vida” leva servidores para doação no hemocentro

  Há transporte disponível para os previamente agendados. Veja os critérios necessários para participar da campanha Um grupo de dez servidor...



 Há transporte disponível para os previamente agendados. Veja os critérios necessários para participar da campanha

Um grupo de dez servidores participou nesta terça-feira (27) da campanha Sangue é Vida, fazendo doações na Fundação Hemocentro de Brasília. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida e Valorização do Servidor (Sequali), da Secretaria de Economia.

Segundo o Hemocentro, os estoques de sangue diminuíram consideravelmente devido à pandemia. Por isso, é necessário contar com a solidariedade da população para manter a coleta em níveis adequados.

Segundo a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, a expectativa é promover a conscientização entre os servidores do GDF para que adquiram o hábito de doar, gerando ações além do período da campanha. “A mobilização dos servidores para doação de sangue é um gesto de atenção que oferecemos a quem mais precisa”, detalhou.

Servidores previamente agendados contaram com transporte até o Hemocentro de Brasília nesta terça (27), o que se acontecerá também nesta quarta-feira (28).

A subsecretária de Valorização do Servidor da Sequali, Jozélia Praça de Medeiros, foi uma das doadoras. Segundo ela, esse é um momento fundamental para exercer essa contribuição.

“Esta é uma oportunidade de poder ajudar aqueles que estão precisando, especialmente neste momento de pandemia. Nós estamos aqui para incentivar nossos servidores porque temos muito a oferecer. Se cada um se conscientizar, poderá perceber que tem muito a contribuir com o próximo”, destacou.

A servidora Juliana Tolentino, diretora executiva da Escola de Governo (Egov), doou sangue pela primeira vez e pretende tornar isso um hábito. “Doar sangue é doar vida. É uma forma de retribuirmos a saúde e a vida que nós temos. Acho que é muito importante, e todos deveriam ajudar”, defendeu.

Agendamento

A campanha Sangue é Vida continua incentivando a doação dos servidores até o dia 7 de maio. Os interessados podem agendar a doação pelo site  ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário do atendimento telefônico é das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

Critérios

Para doar sangue, é necessário atender a algumas condições básicas. É  preciso ter mais de 16 anos de idade e menos de 70. Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5. No momento da doação, é fundamental apresentar documento de identificação oficial com foto. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento.

Recomenda-se que o doador tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. Além disso, não deve fumar nas duas horas que antecedem a doação. Deve estar bem alimentado, ter ingerido bastante água e evitar alimentos gordurosos, com uma antecedência de três horas. Há alguns medicamentos que podem impedir a doação. Por isso, devem ser informados para avaliação.

Com informações da Secretaria de Economia

Nenhum comentário