Banda de música escolar estreia no desfile dos 65 anos de Taguatinga - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Banda de música escolar estreia no desfile dos 65 anos de Taguatinga

  Os alunos da Escola de Gestão Compartilhada utilizaram os instrumentos adquiridos pela SSP-DF, por meio de convênio com a Secretaria Nacio...

 


Os alunos da Escola de Gestão Compartilhada utilizaram os instrumentos adquiridos pela SSP-DF, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

A banda de música formada por alunos do Colégio Cívico-Militar CEF 19 de Taguatinga se apresentou, pela primeira vez publicamente, no desfile comemorativo ao aniversário de 65 anos de Taguatinga, na manhã de sábado (17). Os alunos utilizaram os instrumentos musicais adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os alunos do CEF 19 de Taguatinga realizaram os ensaios ao longo de três semanas, com duas sessões semanais | Foto: Divulgação/SSP-DF

O evento contou com a presença do secretário-executivo de Gestão Integrada da SSP, coronel Angelis; do subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro; além do administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato, e outras autoridades do executivo local.

Escolas de Gestão Compartilhada

A participação na banda de música contribui para o aprimoramento da comunicação, sensibilidade e autoconhecimento e outras habilidades, auxiliando-os a lidar com as emoções durante essa importante fase da vida”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

A banda de música do Colégio Cívico-Militar do DF tem importante papel na busca pelos objetivos do projeto Escolas de Gestão Compartilhada, especialmente na consolidação dessas unidades de ensino como ambientes disseminadores de uma cultura de paz e formadores de cidadãos dotados de valores caros à cidadania, com esperada redução das taxas de ocorrências envolvendo a comunidade escolar e o envolvimento do maior número de estudantes, de forma direta ou indireta.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destaca os benefícios significativos do projeto de bandas de música nas Escolas de Gestão Compartilhada para toda a sociedade. “Os alunos não apenas desenvolvem habilidades acadêmicas, mas também autodisciplina e concentração. Além disso, a participação na banda de música contribui para o aprimoramento da comunicação, sensibilidade e autoconhecimento e outras habilidades, auxiliando-os a lidar com as emoções durante essa importante fase da vida”, afirma Avelar.

O modelo Escolas de Gestão Compartilhada já atende plenamente 12 unidade do DF, sendo seis geridas pela Polícia Militar (PMDF) e seis pelo Corpo de Bombeiros (CBMDF). Além do Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga, as outras são: Centro Educacional (CED) 3 de Sobradinho; CED 308 do Recanto das Emas; CED 1 da Estrutural; CED 7 de Ceilândia; CED 2 de Brazlândia; CED Condomínio Estância III de Planaltina; CED 1 do Itapoã; CEF 1 do Núcleo Bandeirante; CEF 407 de Samambaia; CEF 1 do Riacho Fundo II; e CEF 1 do Paranoá.

Dez delas já possuem instrumentos musicais para executar o projeto de banda de música formada pelos alunos. As aulas são oferecidas como uma atividade voluntária, realizada no contraturno do calendário regular dos estudantes.

Entre os instrumentos musicais distribuídos às escolas, incluem-se os de percussão, como bumbo, tarol e atabaque. Para os conjuntos de instrumentos melódicos, foram entregues às instituições corneta, pistão, clarineta, flauta transversal, bombardino, saxofone e saxofone tenor. Além disso, foram disponibilizadas liras, flautas doces e violões.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário