Voto seguro: OAB-DF, TRE-DF e CLDF fazem testes de integridade em urnas - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Voto seguro: OAB-DF, TRE-DF e CLDF fazem testes de integridade em urnas

  Os dois órgãos do DF participaram do processo aplicado pelo TRE-DF. Urnas eletrônicas são auditadas, por meio de amostragem, para atestar ...

 


Os dois órgãos do DF participaram do processo aplicado pelo TRE-DF. Urnas eletrônicas são auditadas, por meio de amostragem, para atestar integridade das eleições

A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) e a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) participaram, neste sábado (1°/10), do sorteio das urnas que serão auditadas para o Teste de Integridade das eleições de 2022. O evento ocorreu de forma simultânea em todo Brasil, baseado em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na capital do país, o teste é feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Ao todo, 20 urnas, entre todas as 6.748 seções eleitorais, foram sorteadas. A votação nessas urnas será nelas e em cédulas. Quando a votação terminar, Às 17h de domingo (2/10), serão checados os resultados das urnas e comparados com os dados dos papéis. O processo serve para garantir, por amostragem, que as eleições são justas e limpas. Caso seja necessário, o teste será repetido em 30 de outubro, data do segundo turno.

Confira o funcionamento e horários do Teste de Integridade, no domingo (2/10)

  • 6h30: deslacração do ambiente do Foyer do Plenário.
  • 7h: abertura de audiência pública do Teste de Integridade, com transmissão ao vivo da TV Câmara Distrital e do canal do YouTube do TRE-DF. Em seguida, o juiz autorizará a deslacração das urnas de lona contendo as cédulas de papel e emissão das zerésimas no computador e na urna eletrônica.
  • De 8h às 17h será realizada votação nas urnas auditadas, de acordo com as cédulas de papel.
  • 17h será encerrada a votação e emitidos os Boletins de Urna no computador (contagem das cédulas de papel) e na urna eletrônica. Em seguida, será verificada a coincidência dos resultados.
  • Se houver divergências, os vídeos das câmeras das urnas serão verificados até que se encontre o momento do erro de digitação na urna eletrônica. Não há previsão do horário de término dessa atividade.

Projeto-piloto com biometria

Para garantir ainda mais segurança nos resultados das eleições em 2026, o TSE, com aplicação de cada unidade da Federação, fará teste de integridade com voluntários de seis urnas diferentes, envolvendo também a biometria. Em Brasília, o evento será na Escola Canadense de Brasília. Será uma iniciativa adjacente à votação. A iniciativa é considerada a mais inovadora desde a “zerésima” e está prevista para ser implementada de vez nas eleições de 2026.

Com informações do CB

Nenhum comentário