Ibaneis precisará buscar interlocutores de Lula na bancada do DF - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Ibaneis precisará buscar interlocutores de Lula na bancada do DF

Partido de Ibaneis Rocha sinaliza que apoio da sigla no segundo turno pode estreitar laços com Lula. Apesar disso, parlamentares eleitos pel...


Partido de Ibaneis Rocha sinaliza que apoio da sigla no segundo turno pode estreitar laços com Lula. Apesar disso, parlamentares eleitos pelo DF ainda não definiram qual caminho devem seguir

O governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) precisará estreitar as relações com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e buscar interlocutores na bancada do Distrito Federal, inclusive com deputados federais de oposição, como Erika Kokay (PT) e Reginaldo Veras (PV), além da senadora Leila do Vôlei (PDT). 

No partido de Ibaneis, o MDB, o entendimento é que a legenda exerceu papel fundamental na campanha de segundo turno do petista, principalmente com a figura da senadora e candidata à presidência Simone Tebet (MDB), que declarou voto a Lula. De acordo com o deputado federal eleito e presidente da sigla no DF, Rafael Prudente, isso pode ser um facilitador para um bom diálogo entre os dois chefes de Executivo.

"A eleição de Lula vai abrir um diálogo franco e direto com todos os governadores do país e com a bancada do MDB no Congresso Nacional. O DF não vai ter prejuízos com a mudança do comando do Palácio do Planalto justamente por causa dessa relação próxima que Lula tem com o MDB, que também é o partido do governador Ibaneis Rocha", disse ao Correio.

O vice-governador, Paco Britto (Avante), também pode auxiliar o emebedista na tentativa de estreitar os laços com o petista. Paco estará na função até 31 de dezembro e Celina Leão (PP) assumirá o posto para o mandato de reeleição de Ibaneis. Ele é do mesmo partido de André Janones, que apoiou Lula na campanha eleitoral, mas ainda não tem cargo definido no governo local em 2023. "Acredito que as relações do GDF com o Palácio do Planalto serão sempre cordiais e amistosas. Estarei sempre à disposição (de Ibaneis) para qualquer interlocução com o governo federal", ressaltou, à reportagem.

No restante da bancada na Câmara, tudo vai depender do posicionamento dos diretórios nacionais das legendas alinhadas com Bolsonaro para um mapeamento do cenário. Internamente, o Correio apurou que o Republicanos — responsável por três dos oito federais no DF — tende a definir um rumo nos próximos dias, mas contribuindo com o mandato de Ibaneis. 

No Senado

Dos três senadores que exercerão mandato nos próximos quatro anos, Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB) afirmaram que não devem atrapalhar os planos de Ibaneis Rocha com Lula no Senado. Todos os três foram adversários na disputa da cadeira do Palácio do Buriti, que deu ao emebedista a reeleição. Para a pedetista, o chefe do Executivo local vai precisar do diálogo. "Venceu aquele que respeita as instituições e tem apreço pela democracia. O resultado das urnas mostrou que os brasileiros querem mudanças e que o momento exige conciliação. Agora, é seguir em frente e unificar os brasileiros para reconstruir o país. Lula e Ibaneis querem isso no DF", disse.

Esse também é o entendimento do senador Izalci Lucas (PSDB). O tucano detalhou que vai trabalhar com o mesmo ímpeto no mandato de Lula. Ele destacou que Ibaneis terá que procurar o petista para debater sobre desejos e interesses do novo mandatário na capital federal. "No Senado, vamos dialogar e debater as pautas que sejam em benefício da nossa população. A iniciativa tem que ser do governador, que terá que dialogar agora com um novo presidente. Ibaneis sabe conversar e, com certeza, é interesse mútuo uma boa relação entre os dois", disse Izalci. Damares Alves (Republicanos) não quis comentar o assunto.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Frase

O DF não vai ter prejuízos com a mudança do comando do Palácio do Planalto

Com informações do CB

 

Nenhum comentário