CLDF celebra 61 anos da Aruc em sessão solene - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

CLDF celebra 61 anos da Aruc em sessão solene

  Reconhecida por sua escola de samba supercampeã, que conquistou o título por 31 vezes, em 48 desfiles disputados, a associação cruzeirense...

 


Reconhecida por sua escola de samba supercampeã, que conquistou o título por 31 vezes, em 48 desfiles disputados, a associação cruzeirense e também campeã no esporte, com títulos de futsal, handebol e futebol

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza nesta sexta (21) sessão solene para celebrar os 61 anos da Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc) por iniciativa do deputado Reginaldo Sardinha (PL). O evento tem início às 20h no Salão Nilton Sabino, localizado no Cruzeiro, e haverá transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3, além do YouTube.

Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o distrital Reginaldo Sardinha salienta que “render homenagem para a Aruc é motivo de orgulho, por isso hoje vamos celebrar os seus 61 anos de glória, mas também de luta e trabalho para manter vivo seu legado durante todos esses anos. É uma homenagem mais que merecida”, finaliza.

História

Entidade sem fins lucrativos, a Aruc é identificada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal e ponto turístico do Cruzeiro. A instituição atua pela valorização da cultura, inclusive do carnaval da cidade, e do esporte. Fundada em 21 de outubro de 1961, a associação é uma das mais antigas entidades culturais do DF. Reconhecida por sua escola de samba supercampeã, que conquistou o título por 31 vezes, em 48 desfiles disputados e também campeã no esporte, com títulos de futsal, handebol e futebol.

Em 1974, a Aruc abrigou-se na sede do Clube de Vizinhança do Cruzeiro, que ficou sem usuário devido ao fim da equipe Cruzeiro do Sul. Após anos sem a devida regularização, desde 2017 a ARUC recebeu um termo de cessão de uso do terreno. Porém, a legislação que originou o termo foi considerada inconstitucional.

Atualmente, um processo junto à Terracap, com base na Lei 6.888/2021, segue em tramitação para dar à entidade novas condições de desempenhar suas atividades com segurança jurídica. A associação também enfrenta um longo processo por conta da Lei do Silêncio, mas que teve um capítulo importante com o termo de acordo firmado com um vizinho.

“Hoje, porém, é dia de comemorar os 61 anos de nosso gavião azul e branco. Celebrar os 61 anos já vividos e trabalhar pelos próximos anos, lutando pela volta dos desfiles oficiais no DF, pela regularização que permita parcerias e atividades econômicas de modo a fazer os investimentos necessários. Vida longa à Unidos do Cruzeiro”, exclama Rafael Fernandes de Souza, presidente da Aruc.
 

Evento

Além do presidente da Aruc, participam da reunião o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues; o Administrador Regional do Cruzeiro (RA XI), Luiz Eduardo; o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba Tradicionais (Liestra), Helio Tremendani dos Santos; o presidente do Conselho Regional de Cultura do Cruzeiro, Joaquim Barroncas; e o presidente do Conselho de Administração da Aruc, Flavio Vitorino.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Nenhum comentário