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Alunos do ensino fundamental II se tornam deputados por um dia na CLDF

  Entre as leis aprovadas estavam o ensino obrigatório de libras no ensino fundamental I e o acolhimento e capacitação profissional de pesso...


 Entre as leis aprovadas estavam o ensino obrigatório de libras no ensino fundamental I e o acolhimento e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (7/10), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o projeto Mostra do Conhecimento do Colégio Marista João Paulo II. A atividade, fruto de uma parceria da instituição de ensino com a Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis), trouxe para a casa estudantes do 8º ano que simularam a discussão e votação de projetos de leis voltadas ao DF.

A discente Ellen Antonini agradeceu a oportunidade de estar no plenário da Casa e de participar da mostra. “Gostaria que todos os colégios tivessem a oportunidade de estar aqui”. Este ano a Mostra do Conhecimento trouxe como tema “Sensibilização Cidadã: escutar, discernir e agir”. Durante o primeiro semestre letivo, os alunos envolvidos realizaram pesquisas sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estruturação de leis, trabalho que culminou na apresentação e votação de 15 projetos de leis idealizados pelos grupos. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de discorrer sobre as leis pensadas pelos seus grupos e participar da votação em uma sessão ordinária simulada no plenário da CLDF junto a outros colegas. As propostas apresentadas abrangiam diversas temáticas, entre as principais estavam educação e saúde. Dos 15 projetos de leis votados, 12 foram aprovados pelos deputados mirins.

Entre as leis aprovadas estavam o ensino obrigatório de libras no ensino fundamental I, o acolhimento e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e o encaminhamento de pacientes em estado grave para a rede particular de saúde caso não haja vaga no sistema público.
 

Os três projetos de lei arquivados foram: ensino obrigatório da Constituição Federal nas escolas; reserva de 10% de vagas em escolas particulares para o ingresso de estudantes de baixa renda; e o racionamento de recursos hídricos no DF.

Isabella Almeida (estagiária) - Agência CLDF

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