Diagnóstico de varíola dos macacos será feito em Brasília em breve - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Diagnóstico de varíola dos macacos será feito em Brasília em breve

  De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, nos próximos 10 a 15 dias o DF já terá con...

 


De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, nos próximos 10 a 15 dias o DF já terá condições de realizar a confirmação do diagnóstico aqui

Segundo dados da Secretaria de Saúde da última semana, o Distrito Federal tem, atualmente, 12 casos registrados e 14 em investigação da varíola dos macacos. Preocupação mundial, a doença tem se espalhado e preocupa agentes de saúde. Neste sábado (23/7), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença como emergência de saúde global.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, nos próximos 10 a 15 dias o Distrito Federal já terá condições de realizar a confirmação do diagnóstico no Distrito Federal. Atualmente, somente a rede particular de saúde consegue avaliar os casos. Na rede pública, as coletas feitas são enviadas para o laboratório de referência do Ministério de Saúde, que fica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Entre 10 e 15 dias, o DF já estará realizando esse tipo de procedimento, que é a única técnica que existe: a biologia molecular. Esse tratamento é considerado padrão ouro para o diagnóstico”, afirma.

Em entrevista ao Correio, Fabiano afirmou que a rede assistencial de saúde do DF é capaz de tratar esses casos. Segundo ele, quando todo o processo de análise puder ser feito em Brasília, a rede pública terá condições de dar uma resposta muito mais imediata em relação ao diagnóstico.

5.7.22_Palestra_sobre_raiva_Foto_Tony_Winston_(2)
5.7.22_Palestra_sobre_raiva_Foto_Tony_Winston_(2)
(foto: TonyWinston)

Apesar de apresentar periculosidade e número de óbitos baixos, a doença pode ser grave, principalmente para crianças, gestantes e pessoas imunossuprimidas. “Mas a rede assistencial também está preparada para receber esses tipos de casos", garante.

A orientação da Secretaria de Saúde é que se a pessoa apresentar sintomas de varíola dos macacos, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para averiguação. Os sinais são dor de cabeça, febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.

Fabiano informou que todas as unidades de saúde receberam da pasta um vídeo orientando sobre qual a forma de fazer um exame laboratorial em casos suspeitos. Se, por exemplo, uma pessoa chega com suspeita de varíola dos macacos a uma unidade de saúde, ela precisa colher material de uma das feridas para que a averiguação seja feita.

Com informações do CB

Nenhum comentário