Brasiliense terá de repetir feito alcançado apenas oito vezes para avançar - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Brasiliense terá de repetir feito alcançado apenas oito vezes para avançar

  Brasiliense perdeu para o Nova Venécia por 3 x 1 no jogo de ida da competição nacional e terá de reverter a desvantagem na partida de volt...

 


Brasiliense perdeu para o Nova Venécia por 3 x 1 no jogo de ida da competição nacional e terá de reverter a desvantagem na partida de volta. Em 13 anos de Série D, somente oito clubes tiveram êxito na missão de virar após serem derrotados por dois gols

O Brasiliense se complicou na Série D do Campeonato Brasileiro. No domingo (24/7), o Jacaré visitou o Nova Venécia-ES, no Espírito Santo, na partida de ida da segunda fase da competição nacional, e voltou para casa com uma indigesta derrota por 3 x 1 na bagagem, dificultando a missão de classificação. No Distrito Federal, entretanto, o time amarelo terá mais 90 minutos de bola rolando para tentar sair do buraco e avançar no torneio de forma heroica. Para isso, terá de tirar os dois gols de desvantagem e repetir o feito que apenas oito clube conseguiram em 13 anos de disputa da quarta divisão no país.

Desde 2009, quando a Série D do Brasileirão foi adicionada no calendário nacional, 51 confrontos do mata-mata (entre a segunda fase e final) terminaram com um dos times vencendo por dois gols, mesma margem da vitória do Nova Venécia-ES diante do Brasiliense. No histórico, somente oito conseguiram a remontada desejada pelo Jacaré: a Jacuipense-BA, o Itabaiana-BA e o Brusque-SC, todos em 2019; o Guarany de Sobral-CE e o Globo-RN, ambos em 2017; outra vez o Itabaiana-BA, em 2016; o Botafogo-PB, em 2015; e o Cianorte-PR, em 2013, são os exemplos a serem seguidos pelos candangos.

Os melhores exemplos para o Brasiliense seguir no próximo domingo (31/7), às 15h30, no Estádio Abadião, foram protagonizados por Cianorte-PR e Itabaiana-BA. Em 2013, os paranaenses levaram os mesmos 3 x 1 do Juventude na ida. Em seus domínios, ganharam por 3 x 0 e ficaram com a vaga. Em 2019, os baianos perderam por 2 x 0 para o Asa como visitantes. Em casa, aplicaram 4 x 1 e se classificaram. Todos os demais precisaram dos pênaltis ou do extinto gol qualificado para confirmar a remontada. O feito, inclusive, não acontece há três anos, quando o Brusque reverteu uma desvantagem sobre o Ituano.

Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro
Atacante Patrick marcou dois gols da vitória do Nova Venécia sobre o Brasiliense, por 3 x 1, na Série D do Campeonato Brasileiro
(foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)

Dono da segunda melhor campanha na primeira fase da Série D do Brasileirão, o Brasiliense está longe de jogar a tolha na briga por um lugar nas oitavas de final. A atual edição, inclusive, é um celeiro de exemplos do que fazer. Nas primeiras 14 partidas na competição nacional, o Jacaré venceu quatro adversários pelo placar necessário contra o Nova Venécia-ES: Anápolis-GO, Ação-MT, Operário-MS e Grêmio Anápolis-GO perderam para o time amarelo por 2 x 0, placar válido para levar o duelo contra os capixabas, ao menos, para as penalidades máximas.

Um fator complicador da missão também está no desempenho do Nova Venécia-ES na primeira fase da quarta divisão nacional. Nos 14 compromissos iniciais na competição nacional, o time capixaba perdeu somente duas vezes, mas nenhuma por dois ou mais gols de diferença: tropeçou contra o Real Noroeste-ES, por 1 x 0, e Inter de Limeira, por 2 x 1, ambas fora de casa. O Tricolor do Norte, inclusive, chega para o confronto contra o Brasiliense gabaritado por confrontos de peso na etapa anterior da Série D, quando duelou, por exemplo, com o Pouso-Alegre, o Bahia de Feira-BA e a Ferroviária-SP.

Poderia ser pior…

A situação do Brasiliense na Série D do Campeonato Brasileiro após o jogo de domingo (24/7) ficou complexa. Porém, o time poderia ter voltado para o Distrito Federal em condição ainda mais desfavorável. O relógio marcada 45 minutos do segundo tempo. O placar estava 3 x 1 para o Nova Venécia e o goleiro Edmar Sucuri fez uma defesa impressionante em chute à queima-roupa de Junior Ramos, impedindo o quarto dos capixabas e uma desvantagem jamais revertida. Nas 21 vezes que algum time venceu a ida do mata-mata por três ou mais gols, em nenhum caso houve reação do adversário.

O regulamento da Série D do Brasileirão também deixa o Brasiliense mais tranquilo para tentar buscar a virada contra o Nova Venécia. Como não o gol fora de casa não é mais utilizado como critério de desempate, o Jacaré não terá de marcar ainda mais caso seja vazado no Abadião. Em anos anteriores, o Globo-RN, o Friburguense-RJ e o Mixto-MT até conseguiram vencer pela diferença necessária, mas sofreram gols dos rivais como mandante e acabaram eliminados. Ypiranga de Erechim-RS e Mirassol-SP tiveram experiências de devolver o placar da ida, mas caíram nas cobranças de pênaltis.

Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro
Lance do jogo entre Nova Venécia e Brasiliense pela Série D do Campeonato Brasileiro
(foto: Divulgação/Instagram/Nova Venécia)

Vantagens de dois gols na ida do mata-mata

Série D 2021
Aparecidense* 4 x 2 ABC
Caxias* 2 x 0 União Rondonópolis
Atlético-CE* 2 x 0 Paragominas
União Rondonópolis* 2 x 0 Boa Esporte
Moto Club* 2 x 0 Castanhal

Série D 2020
Rio Branco-AC 0 x 2 Altos*
Floresta* 2 x 0 América-RN

Série D 2019
Central 2 x 0 Jacuipense (volta 3 x 1 para a Jacuipense, que passou nos pênaltis com vitória por 5 x 3)
Asa 2 x 0 Itabaiana (volta 4 x 1 para o Itabaiana, que se classificou)
Ituano* 3 x 1 Itabaiana
Ituano 2 x 0 Brusque (volta 2 x 0 para o Brusque, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)

Série D 2018
Fluminense-BA 0 x 2 Moto Club*
Treze* 2 x 0 Iporá
Ferroviário* 3 x 1 São José-RS

Série D 2017
Maranhão* 3 x 1 Rio Branco
Sousa 3 x 1 Guarany de Sobral (volta 3 x 1 para Guarany de Sobral, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)
Villa Nova-MG * 2 x 0 União Rondonópolis
Desportiva Ferroviária 0 x 2 Operário-PR*
Maranhão 1 x 3 Operário-PR*
Juazeirense 3 x 1 Globo (volta 2 x 0 para o Globo, que avançou no extinto critério de gol fora)

Série D 2016
Palmas 1 x 3 Princesa Solimões*
Fluminense-BA* 2 x 0 Sete de Dourados
Moto Club* 3 x 1 Juazeirense
Campinense 2 x 0 Itabaiana (volta 2 x 0 para o Itabaiana, que passou nos pênaltis com vitória por 4 x 3)
Inter de Lages 3 x 5 Ituano*
CSA* 2 x 0 São Bento

Série D 2015
River-PI 2 x 0 Ypiranga de Erechim (Ypiranga devolveu o placar na volta, mas ficou fora nos pênaltis com derrota por 5 x 4)

Serie D 2014
Globo 1 x 3 Jacuipense (Globo venceu por 2 x 0 na volta, mas ficou fora pelo gol fora)
Anapolina 0 x 2 Londrina*
Jacuipense 0 x 2 Confiança*
Brasil de Pelotas* 3 x 1 Londrina

Série D 2013
Central 3 x 1 Botafogo-PB (Botafogo devolveu o placar na volta e passou nos pênaltis com vitória por 5 x 3)

Série D 2012
Juventude 3 x 1 Cianorte (Cianorte venceu por 3 x 0 na volta e avançou)
Mixto* 2 x 0 Remo
Crac* 2 x 0 Friburguense (Friburguense venceu o placar por 3 x 1, mas foi eliminado pelo critério gol fora de casa)

Série D 2011
Treze* 3 x 1 Santa Cruz-RN
Mirassol* 2 x 0 Juventude
Cuiabá* 2 x 0 Independente-PA
Oeste 3 x 1 Mirassol (Mirassol devolveu o placar, mas perdeu nos pênaltis por 4 x 3)

Série D 2010
Mixto 1 x 3 América-AM (Mixto venceu por 4 x 2 na volta, mas foi eliminado pelo gol fora de casa)
Joinville* 2 x 0 Iraty
Uberaba 1 x 3 Madureira*
Madureira* 4 x 2 Operário-PR
Guarany de Sobral* 2 x 0 Vila Aurora-MT

Série D 2009
Ferroviário 0 x 2 Sergipe*
Central 0 x 2 Alecrim*
São José-RS 1 x 3 Londrina*
Sergipe* 3 x 1 Alecrim
Uberaba* 2 x 0 Araguaia
Chapecoense 0 x 2 Macaé*
São Raimundo-PA* 3 x 1 Alecrim

*Confirmaram a vantagem de dois gols construída no jogo de ida na segunda partida do mata-mata

Com informações do CB




Nenhum comentário