74ª edição da SBPC mostra que resistem os que lutam pela ciência no Brasil - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

74ª edição da SBPC mostra que resistem os que lutam pela ciência no Brasil

  Presente desde 1949, o encontro anual da SBPC ocorre geralmente durante uma semana em alguma universidade do país. A última vez que a UnB ...

 


Presente desde 1949, o encontro anual da SBPC ocorre geralmente durante uma semana em alguma universidade do país. A última vez que a UnB tinha sido eleita para ser sede do evento havia sido em 2000

74º Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chegou ao fim neste sábado (30/7). A reunião, que teve como tema Ciência, Independência e Soberania Nacional no ano em que o Brasil completa 200 anos de história como país independente, mostrou que a ciência e o conhecimento, de forma geral, estão vivos e continuam atuantes para promoverem sempre o bem da sociedade.

A edição deste ano da SBPC foi realizada de forma híbrida com atividades presenciais e virtuais — entre elas, sessões de vídeo-pôsteres, minicursos, conferências, mesas-redondas, painéis e transmissões on-line de atividades presenciais. A programação foi distribuída nos quatro campi da UnB — que completou sessenta anos de história em abril.

Para o presidente da sociedade, Renato Janine Ribeiro, que também é professor titular na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), a sensação de estar presente em um espaço com outros pensadores e estudiosos da ciência brasileira foi bastante prazerosa. Na visão de Janine, é um sinal de que a academia continua firme na missão de promover um país com mais conhecimento.

“É uma sensação muito boa (de estar aqui), a percepção é de que a comunidade continua vigorosa, acreditando nas potencialidades do Brasil, e disposta a lutar para o Brasil voltar a um patamar de construção e não de destruição”, afirmou o presidente ao Correio.

Presente desde 1949, o encontro anual da SBPC ocorre geralmente durante uma semana em alguma universidade do país. A última vez que a UnB tinha sido eleita para ser sede do evento havia sido em 2000. O encontro contou com diversas mesas redondas, conferências e painéis realizados tanto de forma presencial como virtual. Nelas foram debatidos e apresentados temas bastante atuais como a pandemia de covid-19, as urnas eletrônicas, o meio ambiente e a desinformação.

A reunião da SBPC é um grande mapeamento da sociedade brasileira em função do conhecimento, porque a gente sabe o que tem que ser feito, o que a gente não sabe e tem que aprender. Então, essa é a importância sobre todo o momento você tem uma campanha contra a ciência, uma campanha contra os direitos humanos, uma campanha contra a democracia e a fome se expandindo”, analisou Renato Janine.

Com informações do CB

Nenhum comentário