Semana do Meio Ambiente movimenta a CLDF com exposições e palestras - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Semana do Meio Ambiente movimenta a CLDF com exposições e palestras

  Exposição do Museu da Limpeza Urbana, do SLU traz exemplos de objetos descartados, considerados inservíveis para alguns, mas que ainda pod...


 Exposição do Museu da Limpeza Urbana, do SLU traz exemplos de objetos descartados, considerados inservíveis para alguns, mas que ainda poderiam ter utilidade para outros

Desta segunda-feira (6) até sexta (10), a Câmara Legislativa do Distrito Federal será palco de uma série de atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada em parceria com o GDF e organizações não-governamentais. Durante cinco dias, a Casa vai abrigar exposições, receber palestras, entre outras ações. Pontos de coleta de recicláveis e de eletroeletrônicos e pilhas também estarão disponíveis no prédio do Legislativo.

A mobilização dos servidores da CLDF, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo (5/6), começou já na semana passada, com a publicação na Intranet de uma cartilha com os 5 Rs – reduzir o consumo, reutilizar material reaproveitável, reciclar o material coletado de forma separada, repensar os hábitos cotidianos, e recusar produtos nocivos ao meio ambiente. Iniciativa do Comitê Gestor de Sustentabilidade da CLDF (Ecolegis), o folheto visa a aumentar o engajamento dos servidores em práticas comprometidas com o meio ambiente, tanto em suas casas como no local de trabalho.

Exposições

A Galeria Espelho d`Água recebe, esta semana, uma exposição do Museu da Limpeza Urbana, do SLU, com maquetes que mostram os caminhos percorridos pelo lixo, do descarte ao destino final. Estão expostos, também, exemplos de objetos descartados, considerados inservíveis para alguns, mas que ainda poderiam ter utilidade para outros. 

“O Serviço de Limpeza Urbana é muito mais do que limpeza pública, também temos preocupação com o meio ambiente”, aponta Efigênia Lustosa Nogueira, coordenadora de Mobilização Social e Educação Ambiental do SLU.

“Nossos esforços para a educação ambiental e para a promoção da coleta seletiva são fundamentais não só para a preservação do meio ambiente, mas, também, para o retorno de materiais recicláveis para o ciclo produtivo e para garantia de renda dos catadores”, completa. 

Na mesma galeria, outra exposição, a “Brasília Tech-Ambiental”, do projeto Reciclotech, o qual tem como focos a logística reversa, o recondicionamento e a reciclagem de equipamentos eletrônicos. Parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e da ONG Programando o Futuro, a iniciativa envolve, também, a formação de jovens e adultos em tecnologia da informação. 
 

 

Está à mostra na CLDF o fluxo de todo o projeto: o que pode ser descartado, os coletores específicos, o que pode ser recondicionado ou ser transformado e exemplos de computadores recondicionados para serem doados para contribuir com a inclusão digital.

A exposição conta, ainda, com itens expostos a céu aberto na Praça do Servidor: são bolsões com resíduos de eletrônicos separados e compactados, prontos para serem encaminhados para reciclagem. Um deles é um amontoado de 200 quilos de aço e ferro resultantes de cerca de 70 CPUs de computadores que não puderam ser reaproveitados. Esse material levaria mais de 200 anos para se decompor na natureza, conforme observa o fundador e coordenador geral da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion Nascimento.
 

 

Simion destacou que a CLDF já realizou doações de computadores e impressoras antigas para a ONG e reforçou a importância de instituições e cidadãos procurarem dar a destinação correta para os eletroeletrônicos: “Nosso maior desafio é a educação ambiental, ensinar a fazer o descarte correto”.  
Palestras

Na quarta-feira (8), a partir das 14h, a Casa sedia uma palestra da Secretaria de Meio Ambiente sobre a gestão de resíduos no Distrito Federal. O objetivo é demonstrar os avanços alcançados na área e o que tem sido feito para que o DF venha a se tornar referência nacional. As inscrições podem ser feitas aqui

Na quinta (9), técnicos da Caesb vão falar sobre a individualização de hidrômetros para síndicos de condomínios verticais. A palestra está marcada para as 9h.

Práticas sustentáveis

A preocupação do Legislativo local com a sustentabilidade vai além de sua participação na Semana do Meio Ambiente e da apresentação de proposições legais. 

Em seu funcionamento cotidiano, a Casa tem adotado uma série de ações para melhorar a gestão ambiental; como a troca de todas as torneiras e descargas do prédio da sede por dispositivos de baixo consumo de água; a instalação de uma usina fotovoltaica; a implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos; o estímulo ao uso de copos retornáveis; a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outras medidas.

Além disso, por meio do Ecolegis, são realizadas campanhas a partir de um cronograma anual temático. É o caso do Dia Mundial sem Carro, em setembro, e do chamado “Desafio Vertical”, para estimular o uso de escadas em vez do elevador. 

Para Uirá Lourenço, coordenador do Ecolegis, é importante envolver os servidores nas ações de forma leve e com “energia positiva”, de forma a transformar hábitos.

Data comemorativa

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1972. Este ano, tem como tema “Uma só Terra”, destacando a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza.

Denise Caputo – Agência CLDF

Nenhum comentário