Operação Quinto Mandamento leva segurança a Sobradinho - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Operação Quinto Mandamento leva segurança a Sobradinho

  Atividade visa prevenir os crimes contra a vida. Só em 2022, as forças já abordaram mais de 6,5 mil pessoas na ação Na mesma semana em que...

 


Atividade visa prevenir os crimes contra a vida. Só em 2022, as forças já abordaram mais de 6,5 mil pessoas na ação

Na mesma semana em que Sobradinho abriga a oitava edição da Cidade da Segurança Pública (CSP), a região administrativa recebe a Operação Quinto Mandamento, que atuará também em Sobradinho II e Fercal. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, a ação tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida, com abordagens preventivas e repressivas.

A operação foi oficialmente iniciada na noite desta sexta-feira (6), com solenidade comandada pelo secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, na estrutura da CSP, nas proximidades da Galeria Central de Sobradinho.

Até domingo, um efetivo de 300 servidores estará atuando nas ruas de Sobradinho | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

“A expectativa é de que realmente a gente consiga reduzir os índices criminais. É uma fiscalização que integra as forças e traz segurança à nossa população”, destacou o secretário de Segurança Pública. Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior.

Segundo Júlio Danilo, durante a passagem da Cidade da Segurança em Sobradinho, houve redução de 47% dos crimes. Com a Operação Quinto Mandamento, espera-se uma diminuição ainda maior

Até domingo, um efetivo de 300 servidores atuará nas ruas. Participam da operação as polícias Militar (PMDF), Civil (PCDF) e Rodoviária (PRF-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Secretaria DF Legal, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), o Instituto Brasília Ambiental e a Vigilância Sanitária.

Ação tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida, com abordagens preventivas e repressivas

A atuação é feita em subdivisões. A primeira é a fiscalização dos bares, onde avalia-se questões como o uso da área pública e a documentação. A outra vertente é a intensificação do policiamento na área. Também há a blitz de trânsito pela BR-020. A missão, em todas as circunstâncias, é combater e coibir ações criminosas.

“Fazemos o trabalho preventivo e repressivo, se for o caso. Esse policiamento vai aparecer por toda a cidade para garantir segurança e evitar ocorrências”, explicou o tenente-coronel Alexandre, comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar. “Também fazemos um trabalho educativo de orientar a população, mas, principalmente, queremos garantir essa sensação de segurança”, acrescentou.

Histórico

Operação acumula mais de 27 mil abordagens

Criada em julho de 2020 e parte do programa DF Mais Seguro, a operação acumula mais de 27 mil abordagens. Só em 2022, de janeiro até maio, foram 6.785.

As abordagens têm caráter preventivo e são parte da rotina policial. São feitas ações como apreensões de armas e drogas e recuperação de veículos, celulares e outros itens furtados ou roubados. O objetivo é resguardar a própria população.

A operação é desenvolvida com base em estudos de manchas criminais e relatórios de inteligência da Secretaria de Segurança Pública.


Nenhum comentário