No Paranoá, CLDF celebra 25 anos do Centro Educacional Darcy Ribeiro - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

No Paranoá, CLDF celebra 25 anos do Centro Educacional Darcy Ribeiro

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene nesta terça (17) para comemorar os 25 anos do Centro Educacional Dar...

 


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene nesta terça (17) para comemorar os 25 anos do Centro Educacional Darcy Ribeiro, localizado na Região Administrativa do Paranoá. Aberto à participação de toda a comunidade local, o evento previsto para às 19h tem origem em requerimento apresentado pelo deputado Professor Reginaldo Veras (PV) e será transmitido pela TV Câmara Distrital no canal 9.3 e no YouTube.

“Ao longo desses 25 anos, o CED Darcy Ribeiro desenvolve junto à comunidade projetos relacionados à alfabetização, atividades culturais, esportivas e de cidadania, sempre no atendimento à criança, ao jovem, ao adolescente em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, disse Veras.

Entre outros, foram convidados para a audiência pública a diretora do CED Darcy Ribeiro, Profª Aldeneide Conceição dos Santos Rocha; o administrador regional do Paranoá, Júnior Carvalho; o responsável pela Coordenação Regional de Ensino do Paranoá, Raniei Carneiro Falcão; o representante do Movimento Social do Paranoá, Prof. Garibel; e o ex-aluno do CED Darcy Ribeiro, Idinney Max Bezerra Dutra Neves.

História
A história do Centro Educacional Darcy Ribeiro começou em 1996 por meio do programa “Orçamento Participativo”. A comunidade do Paranoá definiu como uma das metas a construção de um Centro de Ensino capaz de atender aos moradores das quadras 25 a 34 da cidade, bem como aos moradores dos condomínios e áreas rurais próximas.

Em 1997, no dia 22 de fevereiro foi inaugurada a escola, então chamada Centro de Ensino 01 do Paranoá. Na aula inaugural, o governador à época Cristovam Buarque de Holanda explicou que em seu Estado de nascimento - Pernambuco - as escolas recebiam nomes de pessoas que contribuíram para melhoria da educação no país ou na cidade.

Assim, o governador comentou sobre o falecimento do professor Darcy Ribeiro, uma das maiores expressões da educação brasileira, ocorrido em 17 do mesmo mês. Neste momento, um aluno chamando Ivan Guedes sugeriu ao governador que fizesse a mudança de nome da escola como homenagem ao ilustre professor falecido. Em 2 de maio de 1997, mediante o Decreto nº 082, o CED 01 do Paranoá recebeu a denominação de Centro Educacional Darcy Ribeiro.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Nenhum comentário