Projeto Nacional Qualifica Mulher é lançado no DF - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Projeto Nacional Qualifica Mulher é lançado no DF

  Objetivo é proporcionar condições de trabalho e oportunidades de autonomia econômica às mulheres em situação de vulnerabilidade O Qualific...


 Objetivo é proporcionar condições de trabalho e oportunidades de autonomia econômica às mulheres em situação de vulnerabilidade

O Qualifica Mulher vai dar a oportunidade para essas mulheres buscarem o seu próprio espaço” - Vandercy Camargos, secretária-executiva da Secretaria da Mulher

Com a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica feminina e contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país, o Projeto Nacional Qualifica Mulher foi lançado no Distrito Federal nessa quinta-feira (31). A assinatura do protocolo de intenções para adesão firmou a parceria entre o governo federal e o GDF, por meio da Secretaria da Mulher (SMDF).

A cerimônia contou com a participação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto; da secretária-executiva da SMDF, Vandercy Camargos; do pró-reitor do IFB, Paulo Wanderley e do deputado federal Júlio César Ribeiro.

Assinatura do projeto: ações serão divididas em três eixos | Foto: Divulgação/SMDF

“Nós acreditamos que o conhecimento é a base para a segurança, o desenvolvimento e a liberdade”, afirmou Vandercy. “O Qualifica Mulher vai dar a oportunidade para essas mulheres buscarem o seu próprio espaço. Capacitadas, elas poderão trabalhar, conhecer e optar por aquilo que quiserem.”

Criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres em 2020, o projeto visa formar uma rede de parcerias com os poderes públicos federal, estadual, distrital e municipal, além de entidades e instituições privadas, com a meta de fomentar ações de qualificação profissional e empreendedora visando à geração de emprego e renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social

Combate à violência

“Nós lançamos esse programa no meio da pandemia, pois acreditamos que as mulheres têm o poder de alavancar a economia do país”, disse a ministra Cristiane Britto. “Além disso, sabemos o desafio que é combater a violência contra a mulher no DF. Muitas têm medo do pré-julgamento, então é de uma forma sutil, levando qualificação e autonomia econômica, que podemos chegar até elas.”

São atendidas, prioritariamente, mulheres com renda mensal de até um salário mínimo e meio, abrangendo desde as que não têm escolaridade até aquelas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou o ensino médio.

O projeto Qualifica Mulher é executado por meio de três eixos: Qualifica Capacita, voltado para qualificação e capacitação profissional; Qualifica Empreende, que estimula o empreendedorismo, e Qualifica Concretiza, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego e facilitar o acesso ao microcrédito para empreendedoras.

As mulheres participam de cursos de qualificação profissional, em modalidade presencial ou a distância, e fazem parte de oficinas de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo, com foco na formação e na qualificação feminina.

 

*Com informações da Secretaria da Mulher

Nenhum comentário