CLDF celebra Dia Nacional do Sistema Braille - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

CLDF celebra Dia Nacional do Sistema Braille

  Na próxima segunda-feira (11) a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Sistem...

 


Na próxima segunda-feira (11) a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Sistema Braille. O evento teve origem em requerimento do deputado Jorge Vianna (PSD) e tem início previsto para 9h30 no plenário da CLDF com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3, além do canal da emissora no YouTube.

O deputado Jorge Vianna resume o objetivo da solenidade em “conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para a inclusão das pessoas cegas no sistema educacional e profissional do Brasil”.

O sistema Braille é um sistema universal de leitura e escrita criado pelo francês Louis Braille em 1824, quando o jovem tinha 15 anos. O sistema é formado por caracteres em relevo, possibilitando a leitura pelo tato e tem sua versão mais conhecida originada de uma revisão feita pelo próprio autor em 1837. É usado em quase todos os países do mundo, com algumas variações e foi oficializado em 1852.
 

 

O sistema tem grande importância social, permitindo às pessoas com deficiência visual maior independência com o acesso ao ensino, ao mercado de trabalho e mais acessibilidade.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Nenhum comentário