Lançamento de imóveis residenciais cresce 27% e bate recorde - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Lançamento de imóveis residenciais cresce 27% e bate recorde

  De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc/Fip), no total, foram lançadas 153.726 novas u...


 

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc/Fip), no total, foram lançadas 153.726 novas unidades em 2021; vendas aumentaram 4%

A construção civil foi um dos segmentos da indústria mais significativos na recuperação da economia brasileira. Em 2021, os lançamentos de imóveis residenciais cresceram 27%, totalizando 153.726 novas unidades, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc/Fip).

A pesquisa foi realizada com 18 incorporadoras associadas à entidade e abrange o período de janeiro a dezembro de 2021. Do total de 153,7 mil novas unidades colocadas à venda, foram comercializadas 143.576 unidades, uma expansão de 4% em relação a 2020. O resultado instituiu novo recorde da série histórica dos indicadores.

“Nosso setor tem um ciclo muito longo, desde adquirir o terreno para construção até a entrega. Dentro desse ciclo, não faz sentido tirar projetos do mercado, o que implica em garantir entrega e na confiabilidade do segmento”, explica Luiz França, presidente da Abrainc.

Sobre o desempenho do segmento residencial de Médio e Alto Padrão (MAP), os lançamentos totalizaram 64.505 unidades, um crescimento de 226% ante 2020. Em termos de unidades vendidas, 27.937 imóveis foram comercializados no ano passado, alta de 21% em comparação ao balanço anual do período precedente.

Sobre as vendas líquidas (excluindo-se os distratos), o aumento foi de 4,5% em 2021, em comparação com o ano anterior, e o período fechou com 126,7 mil imóveis comercializados. “São Paulo é uma cidade atrativa, ainda mais com a cotação do dólar, se comparada a outras cidades do mundo”, avalia França.

Popular

Também foi registrado bom desempenho no Programa Casa Verde Amarela (CVA), que manteve a sua representatividade entre unidades comercializadas (80,2%) e lançamentos (57,9%). Com isso, as vendas associadas ao programa tiveram um volume comercializado de 113.008 unidades, mantendo-se praticamente estável em relação à soma das unidades vendidas no período precedente.

Os lançamentos populares totalizaram 88.746 em 2021, queda de 12% em relação ao ano anterior. “O programa Casa Verde Amarela se mostra muito resiliente, mais uma vez”, finaliza o presidente.

Com informações do CB

Nenhum comentário