Ibaneis nomeia 366 enfermeiros para dar mais respaldo à saúde do DF - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Ibaneis nomeia 366 enfermeiros para dar mais respaldo à saúde do DF

  Até o momento, desde o início do ano foram nomeados 5.511 servidores tanto temporários quanto efetivos Vale destacar que, desde o início d...


 Até o momento, desde o início do ano foram nomeados 5.511 servidores tanto temporários quanto efetivos

Vale destacar que, desde o início do mandato de Ibaneis Rocha,  já ocorreram 10.098 nomeações, sendo 376 em 2019 e 4.211 em 2020. Ou seja, foi feito o possível e o impossível para dar a devida atenção ao quantitativo de profissionais de saúde. 

O Governo do Distrito Federal formalizou a nomeação de mais 366 enfermeiros nesta quarta (22) durante solenidade realizada no Palácio Buriti, nesta quarta-feira (22). Trata-se de relevante reforço nos quadros da Secretaria de Saúde para otimizar ainda mais o atendimento.

governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lamentou o fechamento de dois anos com a tristeza deixada pela pandemia da Covid-19, com a perda de muitos entes queridos nas famílias no DF. Mas a vacinação contribui muito para reverter a situação.

“Eu fiz questão de fazer desse final de ano bastante alegre, com a saída da pandemia, a vacinação, agora já chegando a terceira dose, eu mesmo vou tomar a minha. Espero que todos que estejam no prazo possam tomar a terceira dose. Para garantirmos um 2022 cada vez melhor.“

O chefe do Executivo do GDF, ao contar que viu diversas vezes comissões de enfermeiros pedindo contratações, confidenciou que fez um compromisso consigo mesmo. Ele afirmou que sempre olhou a manifestação de categorias porque entende ser justas.

“A comissão de enfermeiros, durante, pelo menos, seis meses, seguidamente, e quando eu coloquei o alambrado para consertar a fonte, eles ficaram imprensados no pé do alambrado. E eu disse: ‘agora, eles vão sofrer um pouco mais’. Eu disse isso para que vocês saibam que a gente olha pelos servidores públicos”, pontuou Ibaneis Rocha.

Por fim, o governador deixou uma palavra de carinho aos profissionais da saúde. Ele acentuou que estava feliz por estar com os nomeados entrando num sistema que vale a pena trabalhar, porque a saúde do DF, por maior crítica que se faça, é uma das melhores do Brasil.

“A partir do momento que você entra na rede pública de saúde, você sai de lá bem tratado. E é isso que vamos continuar fazendo”, argumentou.  Ibaneis finalizou seu discurso desejando feliz Natal, próspero 2022 a todos, inclusive aos familiares dos nomeados que prestigiaram seus filhos.

secretário da Saúde do Distrito Federal, Manoel Pafiadache, afirmou que nesta data são nomeados 444 profissionais da saúde. Desse total, 366 enfermeiros de família e comunidade.

Tão importante quanto, 17 administradores, 13 farmacêuticos de família e comunidade, três enfermeiros obstetras, três analistas de sistemas, um economista, sete fonoaudiólogos, dois contadores, se técnicos de laboratório, dois médicos endoscopistas, sete médicos cirurgião de trauma e quatro médicos ortopedistas.

Segundo Pafiadache são três pilares da Saúde. Quanto aos insumos, mais de R$ 80 milhões foram empregados até agora. A questão dos processos, estão sendo melhorados e renovados. E os recursos humanos há um reforço

“Nesses três pilares está sentada a nossa administração e graças a Deus o feedback, retorno dos trabalhos dos servidores tem levado muita saúde para a população”, frisou o secretário da Saúde.

Além disso, o titular da pasta enfatizou o empenho e prioridade que o GDF dá para a Atenção Primária, que “é a porta de entrada do sistema, e a chegada desses profissionais ajuda a desafogar a alta complexidade, os hospitais”

Em termos de vacinação, Pafiadache informou que cerca de 92% da população está vacinada, acima de 12 anos. “Continuamos insatisfeitos, queremos mais, e os senhores vão nos ajudar”, emendou ele. “A Secretaria de Saúde está recebendo um presente de Natal com a chegada dos senhores, sejam bem-vindos”, complementou.

Já o secretário de Economia, André Clemente, em sua fala, destacou que o GDF está mudando a qualidade de vida para melhor, bem como a economia. Brasília tem que estar preparada para mudar de fase e crescer.

“Quando nós fazemos um Brasília Iluminada na Esplanada é porque as outras coisas já foram atendidas na saúde, educação, segurança, obra social. Não está faltando no DF”, frisou Clemente.

O momento da economia é outro, na visão de Clemente, as empresas estão abrindo, que são salvas pelos programas do GDF e há recursos garantidos para promover as nomeações e reequipar o serviço público. “Vocês estão sendo acolhidos e irão ser cuidados”, finalizou o secretário da Economia. Participaram do evento de nomeação os secretários André Clemente (Economia), José Humberto Pires (Governo), o conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Márcio Michel, e o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT).

Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Nenhum comentário