Câmara Legislativa lança exposição virtual para contar seus 30 anos de história - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Câmara Legislativa lança exposição virtual para contar seus 30 anos de história

  Instalada em janeiro de 1991, a Câmara Legislativa do Distrito Federal vem garantindo à população do DF direitos civis, políticos e sociai...


 Instalada em janeiro de 1991, a Câmara Legislativa do Distrito Federal vem garantindo à população do DF direitos civis, políticos e sociais. Ao longo de três décadas, a instituição vem atuando como símbolo de participação popular no processo democrático. De cada um desses 30 anos de existência, fatos marcantes de sua atuação foram escolhidos para integrar a Exposição Virtual "CLDF: 30 Anos de Representatividade", que está disponível para o público no site da Casa.

A exposição está organizada em uma “linha do tempo” dividida por décadas e, nela, há imagens e informações que demonstram a evolução administrativa, a produção legislativa e o relacionamento do Poder Legislativo local com outros poderes e com a comunidade. Além da exposição, um documentário - que será lançado em fevereiro - registrou relatos e histórias de parlamentares, servidores e cidadão que foram testemunhas do processo de criação e consolidação da CLDF e, em última instância, da própria democracia no DF. Já é possível conferir o trailer do filme na página da exposição.

O Terceiro Secretário da CLDF e responsável por organizar a comemoração do 30º aniversário da Casa, deputado Reginaldo Sardinha, diz ser “uma honra participar dessa legislatura e em especial, estar à frente da Terceira Secretaria, no momento de comemoração de três décadas da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A exposição resgata a história, trajetória e avanços da Casa de Leis da capital federal”, destaca o distrital.

Já o coordenador do projeto "CLDF: 30 Anos de Representatividade", o arquivista Leonardo Neves Moreira, ressalta que as organizações contemporâneas estão cada vez mais conscientes da importância de valorizar seus registros e o testemunho que eles fazem do passado.
 

"Direcionamos nosso projeto de memória de forma que fosse possível valorizar tanto o conhecimento explícito registrado nos documentos preservados, quanto o conhecimento presente na mente de parlamentares e servidores. Isso se manifestou em dois produtos de resgate e valorização da memória institucional", explica o servidor da Casa.

Linha do Tempo

Fruto de minuciosa pesquisa no acervo fotográfico e documental da Casa, o material produzido é um convite para conhecer de forma mais profunda o papel fundamental e a trajetória da Câmara Legislativa enquanto instituição democrática essencial para a evolução e crescimento do Distrito Federal. 

Sobre os primeiros anos, a mostra relembra, por exemplo, a posse dos deputados distritais após longo período no qual a função legislativa havia sido exercida pela Comissão do DF do Senado Federal. Naquele tempo, entre outras atividades, a Câmara Legislativa organizou-se internamente, realizou concurso para compor o quadro de servidores, trabalhou na elaboração do Regimento Interno e na construção da Lei Orgânica do DF.

A partir dos anos 2000, a CLDF estreita sua ligação com a comunidade, torna-se protagonista de grandes debates, além de concluir o ciclo de instalação física, com a construção e mudança para uma sede própria, de fácil acesso, localizada no Eixo Monumental. O parlamento do DF também inicia discussões sobre o impacto das novas tecnologias na vida dos cidadãos, incrementa a articulação com os demais poderes e aprova medidas com o objetivo de modernizar o Distrito Federal e prepará-lo para os desafios do século XXI.

Nos últimos dez anos, evidencia a exposição, a Casa entrou em um ciclo de maturidade institucional caracterizado pelo diálogo permanente com a sociedade, modernização de processos legislativos e ampliação de ações de Transparência e Governança. 

 

Aos 30 anos a Câmara Legislativa assumiu ainda um papel central na recuperação da economia, na geração de emprego, na mitigação da fome e na reconstrução de vários aspectos da vida em comunidade, após passada a fase mais aguda da pandemia de Covid-19. A Casa também tem buscado uma maior comunicação com a população: além de ampliar seu aparato de tecnologia da informação, criou, neste 2021, um canal aberto de TV: a TV Câmara Distrital. Sintonize no canal 9.3 e saiba mais sobre o que ficará para história nos próximos anos de atuação do Legislativo local.

Com informações da  CLDF


Nenhum comentário