Divulgação de boletins só em dias úteis não prejudica análise de dados - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Divulgação de boletins só em dias úteis não prejudica análise de dados

  Entenda como funciona a produção dos informativos sobre casos e óbitos em decorrência do coronavírus no DF A Secretaria de Saúde do Distri...

 


Entenda como funciona a produção dos informativos sobre casos e óbitos em decorrência do coronavírus no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal passou a publicar os boletins epidemiológicos de casos e óbitos por covid-19 somente nos dias úteis. A mudança passou a valer a partir de novembro e ocorre em virtude da queda da captação dos dados aos finais de semana e nos feriados. Com isso, os laboratórios particulares compilam as informações e as encaminham para a pasta no dia útil seguinte.

Segundo a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), Priscilleyne Reis, a divulgação apenas em dias úteis não traz nenhum prejuízo à análise dos dados, uma vez que a maioria das informações já é naturalmente transmitida em dias úteis.

“Reiteramos que os dados são captados no primeiro dia útil subsequente, não havendo perda do dado ou prejuízo na oportunidade de notificação. Neste novo momento da pandemia, não se observam mudanças diárias no cenário epidemiológico, permitindo maior diligência no processo de tomada de decisão”, reforça.

Neste novo momento da pandemia, não se observam mudanças diárias no cenário epidemiológico, permitindo maior diligência no processo de tomada de decisão”Priscilleyne Reis, chefe do Cievs-DF

Transparência

A secretaria divulga duas sínteses junto com os informes diários: óbitos notificados e óbitos ocorridos. Priscilleyne esclarece que a síntese dos óbitos notificados se refere às mortes cuja investigação foi concluída e notificada no dia, independentemente da sua data de ocorrência.

Já a síntese de óbitos ocorridos corresponde aos dados de óbitos ocorridos, investigados e notificados na data em questão, ou seja, que efetivamente ocorreram naquele dia.

Com a publicação do número de óbitos notificados, são divulgadas também as datas de ocorrência de cada um.

“Todos os óbitos com suspeita de covid-19 passam por um processo de investigação, garantindo registro adequado do dado. Há um tempo necessário entre a ocorrência do óbito até sua notificação à equipe e conclusão do processo de investigação”, explica a chefe do Cievs-DF.

Média móvel

O cálculo da média móvel visa facilitar a visualização da evolução dos casos e mortes e é feito por meio da média simples no período de sete dias. A cada novo dia, o cálculo é refeito somando-se os valores daquele dia com os dos seis anteriores e dividindo o valor encontrado por sete. Isso permite verificar como está a evolução da pandemia.

Essa análise é feita a partir da data de início de sintomas (para casos) e data de ocorrência do óbito (média de mortes), não sendo impactada pela data de notificação do dado.

Com relação à cura, são considerados recuperados os pacientes com mais de 14 dias do início dos sintomas e que não evoluíram para óbito.

Com informações da Secretaria de Saúde do DF





Nenhum comentário