Mais uma etapa do Canal de Irrigação de Tabatinga é entregue a produtores - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Mais uma etapa do Canal de Irrigação de Tabatinga é entregue a produtores

  Já foram tubulados oito quilômetros do canal, beneficiando 36 propriedades rurais com o aumento de 120 hectares de área irrigada na região...

 


Já foram tubulados oito quilômetros do canal, beneficiando 36 propriedades rurais com o aumento de 120 hectares de área irrigada na região

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles, e o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, participaram nesta sexta-feira (10), da solenidade de inauguração da terceira etapa das obras do canal de irrigação do Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina-DF. A obra foi uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Emater e produtores rurais usuários do canal.

O Distrito Federal possui no total 64 canais que, juntos, levam água para mais de mil produtores rurais| Foto: Divulgação/Seagri-DF
Era uma perda muito grande, que prejudicava os produtores da ponta final do canal. Com a tubulação, a gente fez a canalização dos trechos estratégicos e dos mais críticos para não faltar água para nenhum dos 36 produtores. Isso é segurança alimentar, preservação do meio ambiente e ganho para a sociedade”Lucas Pacheco Máximo de Almeida, extensionista da Emater-DF

Foram tubulados, nas três primeiras etapas das obras, oito quilômetros do canal, que irá beneficiar 36 propriedades rurais. A revitalização da estrutura proporcionou o aumento de 120 hectares de área irrigada na região.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, lembrou que a obra do canal foi realizada por diversas mãos, em uma conjugação de esforços em busca do bem comum. Ele também ressaltou que falta cerca de 1 km para a conclusão da obra, que será finalizada em breve. “Nós vamos terminar o canal, o governador autorizou. Vamos fazer os baciões que faltam (reservatórios lonados), de forma que ninguém fique para trás. Este governo tem um compromisso muito forte com o campo”, ressaltou o secretário Candido.

O deputado distrital, Claudio Abrantes, que aportou recursos na obra do canal por meio de emenda parlamentar, destacou todo o esforço que os produtores, a Seagri e Emater empenharam na obra. Ele também ressaltou a importância do agronegócio e de tudo o que a população do campo tem para ensinar à cidade.

“Muito se fala da importância do agronegócio, mas eu vejo o campo ensinando muito para a cidade. Essa maneira de se unir em torno de algo que é para o bem comum é realmente fascinante. Fico muito feliz vendo que isso se tornou realidade e que a contribuição que eu fiz é pequena diante de todo o esforço que vocês tiveram para concluir a obra desse canal”, destacou o deputado Abrantes, que se comprometeu a colocar os recursos para finalizar o canal.

Nós, do trecho final, ficamos sem água por seis anos. Desde que foi feita a primeira etapa do canal, eu nunca mais fiquei sem água. Só para resumir o benefício, eu ontem comecei a despescar mais um tanque de tilápia. Estou vendendo tilápia!”Eduardo Azevedo, produtor rural

O extensionista da Emater, Lucas Pacheco Máximo de Almeida, disse que a obra ajuda a evitar que cerca de 50% da água do canal seja perdida por fatores externos, como evaporação e infiltração, por exemplo. “Era uma perda muito grande, que prejudicava os produtores da ponta final do canal. Com a tubulação, a gente fez a canalização dos trechos estratégicos e dos trechos mais críticos para não faltar para nenhum dos 36 produtores. Isso é segurança alimentar, preservação do meio ambiente e ganho para a sociedade do Distrito Federal”, afirmou Lucas.

O produtor rural e usuário do canal de irrigação, Eduardo Azevedo, lembrou que os produtores do trecho final do canal sempre ficavam sem água e que isso prejudicava a produção. Com a revitalização do canal, hoje ele consegue, inclusive, criar peixes em sua propriedade. “Nós, que somos do trecho final, ficamos sem água aproximadamente seis anos. E desde que foi feita a primeira etapa desse canal, eu nunca mais fiquei sem água. Então, só para resumir o benefício desse canal, eu ontem comecei a despescar mais um tanque de tilápia. Estou vendendo tilápia!”, comemorou Azevedo.

Durante o Governo Ibaneis Rocha foram entregues 100% dos canais de irrigação Santos Dumont, em Planaltina, e do Canal da Vargem Bonita, no Park Way. Já o canal do Rodeador, em Brazlândia, está previsto para ser entregue em 2022. Esses são os três maiores canais de irrigação do Distrito Federal, que possui no total 64 canais que, juntos, levam água para mais de mil produtores rurais. 

Com informações da Seagri/DF

Nenhum comentário