Curso do Instituto Superior de Ciências Policiais é nota máxima na avaliação do MEC - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Curso do Instituto Superior de Ciências Policiais é nota máxima na avaliação do MEC

  É com muito orgulho que comunicamos que o Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal é nota 5 ...


 É com muito orgulho que comunicamos que o Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) da Polícia Militar do Distrito Federal é nota 5 no MEC.

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2021, o Instituto Superior de Ciências Policiais recebeu a visita de representantes do Ministério da Educação para avaliação da autorização do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública na modalidade de educação à distância.




Esse é o resultado de alguns anos de esforço, empenho e dedicação em formar profissionais qualificados para atuar na área de segurança pública, a avaliação máxima do MEC significa que o ISCP tem excelência em todos os âmbitos de uma Instituição de Ensino Superior.


Com mais de 260 alunos matriculados na Graduação e Pós-Graduação além dos mais de 2 mil já formados, o ISCP passou por uma criteriosa avaliação do MEC que mensurou infraestrutura, corpo docente, projetos de pesquisa, relacionamento da instituição com docentes, discentes, funcionários e egressos, além de atividades desenvolvidas pela instituição, entre outros quesitos.


Durante a visita, os avaliadores analisaram informações sobre três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além da infraestrutura. Esse processo faz parte do sistema nacional de avaliação da educação superior no país, o qual é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Na primeira fase da avaliação, o curso recebeu nota máxima, o conceito 5. A próxima fase exige análise dos setores técnicos do INEP para, em seguida, ser homologada pelo Conselho Nacional de Educação.

O resultado preliminar foi, contudo, comemorado pelo Comando da Corporação. Para o Comandante-Geral, Coronel Vasconcelos, “Essa é uma conquista de todos os policiais militares do Distrito Federal e da sociedade brasiliense que contará com um instrumento adicional de aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública”.

A valorização do ensino tem sido essencial para o crescimento institucional e a melhoria da Segurança Pública. Por isso, a PMDF agradece a contribuição e participação de todos os envolvidos nesse processo. A conquista é de todos!


Fotos: 2º Sgt Wander 

Sobre o ISCP

O Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) é uma instituição pública de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, mantida e organizada pela Polícia Militar do Distrito Federal vinculado ao Departamento de Educação e Cultura.

A Instituição está credenciada desde agosto de 2013 pelo Ministério da Educação e passou a integrar o Sistema Nacional dos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Logo, a educação policial militar está centralizada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais, que foi criado e é mantido pela PMDF.

O ISCP oferece dois cursos em nível de graduação: o Curso Ciências Policiais (CCP), em grau bacharelado, que forma os oficiais da Corporação, e cuja entrada dá-se mediante concurso público, e tem duração de três anos.

O segundo curso é o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública (CSTSP), cuja entrada dá-se mediante prova de vestibular e é aberto à comunidade integrante das forças de segurança pública, como o DETRAN, o Corpo de Bombeiros Militar e as Polícias Civil, Rodoviária Federal e Federal. O CSTSP tem duração de dois anos.

Além disso, o ISCP oferta cursos de pós-graduação lato sensu, como o Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, o Curso de Especialização em Gestão Ambiental, o Curso de Especialização em Polícia Judiciária Militar, o Curso de Especialização em Inteligência de Segurança Pública, além do Curso de Gestão em Segurança Pública (voltado para os capitães) e o Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública (voltado para os Oficiais Superiores).

Para mais informações, acesse o site do ISCP: https://dec.pm.df.gov.br/ .

Curso de Tecnologia em Segurança Pública – EAD (CSTSP-EAD)

O curso se insere num contexto de estreita aderência com a dinâmica do setor produtivo e as necessidades da sociedade atual. Para o Coronel Rodrigo, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, “O curso integra o planejamento estratégico da Corporação e contribui para sedimentar o papel de referência técnico-profissional da PMDF na segurança pública brasileira”.

Um ponto de inflexão na formação técnica de profissionais de segurança pública no país. É assim que o coordenador do curso, o Major Márcio Mattos, define a aprovação do curso pelo MEC. Segundo ele, “a autorização do curso é resultado de um trabalho iniciado em 2018 e desenvolvido ao longo do tempo. Antes de ser um ponto de chegada, representa um ponto de partida para a oferta de um curso de excelência para a comunidade de profissionais de segurança pública do país. Estamos felizes com o resultado, mas o trabalho apenas começou”.


O objetivo do CSTSP é contribuir com os serviços prestados à sociedade como um todo, o que foi potencializado pela modalidade de educação à distância. Os discentes serão formados para atuarem nas áreas de política de gestão, planejamento e técnicas-operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.


Foram solicitadas 100 vagas anuais, com ingresso no início e no meio de cada ano. O curso tem duração de dois anos e a primeira turma está prevista para iniciar em 2022. A estrutura curricular é diversa, sendo composta por conteúdos como: Introdução às Ciências Policiais, Estatística Aplicada à Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, Criminologia, Gestão Integrada, Estudo Prisionais, Oficina de Texto, dentre outras.


Mais informações sobre o processo seletivo e os requisitos de ingresso serão divulgadas no site do ISCP e nas redes sociais da PMDF.

Assista ao vídeo do Comandante-geral agradecendo aos policiais militares pela nota máxima (5) alcançada na avaliação do MEC.

Nenhum comentário