Começa neste final de semana a tradicional Feira do Morango, em Brazlândia. A abertura é nesta sexta (3/9), às 19h.  A festa será realizada no formato presencial, mas sem shows e apresentações culturais. 

A feira vai se estender até o feriado de 7 de setembro. A 25ª edição vai até o próximo final de semana (dias 10, 11 e 12) com visitações das 9h às 22h. A entrada é franca.

Além de frutas in natura, doces e sucos, serão comercializados no local, flores e outras plantas destinadas ao paisagismo. Ao todo, os visitantes poderão conferir aproximadamente 70 estandes, incluindo duas praças de alimentação (uma com culinária japonesa) e espaços exclusivos, como o Salão da FloraBraz (flores e plantas ornamentais), Morangolândia (morangos, tortas, bolos, bombons e licores) e o Salão de Artesanato, que estreia este ano.

A Festa do Morango conta com o apoio do deputado distrital Iolando, que é morador de Brazlândia e grande incentivador da produção de morangos na cidade. “Brazlândia é a cidade do morango, concentra quase 100% da fruta no Distrito Federal. Produtores da área devem continuar sendo estimulados para contribuírem cada vez mais com o abastecimento agrícola do DF. Brazlândia e toda sua população merece essa grande festa que é um evento magnifico e lindíssimo. Uma excelente oportunidade para prestigiarmos a produção agrícola de nossa cidade”, destaca o deputado. 

NOVIDADE

As novidades da feira neste ano, são a volta do Colha e Pague (dias 5 e 11), os concursos de receitas (dias 1º e 2) e a Mostra de Morangos de Brasília (dia 10), onde os produtos passarão pela avaliação de uma comissão julgadora.

Realizado pela Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, o evento tem o objetivo de apoiar os produtores locais com a divulgação da produção local durante o período da safra.

No Distrito Federal, cerca de 200 famílias são responsáveis pelo cultivo do morango e aproximadamente 95% deste total é da região de Brazlândia. O DF é responsável por 150 hectares de plantação de morango e a safra está estimada em 4,5 mil toneladas, que devem gerar uma receita bruta R$ 50 milhões.

Apoiam a Feira do Morango a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), a Administração Regional de Brazlândia, as secretarias de Turismo, da Pessoa com Deficiência e de Economia; a Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do DF (Senar-DF).

Serviço:

25ª Feira do Morango

Data: 3 de setembro, 19h (abertura); e dias 4, 5, 6 e 7 e 10, 11 e 12 de setembro

Hora: das 9h às 22h

Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – Incra 6, BR-080, km 13 (Brazlândia)

Entrada: franca

Classificação: livre

Da redação com informações da Emater-DF e Agência Brasília