Turismo do DF inspira secretários do estado de Pernambuco - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Turismo do DF inspira secretários do estado de Pernambuco

  Representantes do segmento turístico de cidades pernambucanas se reúnem para conhecer projetos da Setur Nesta quarta-feira (4), a Secretar...


 Representantes do segmento turístico de cidades pernambucanas se reúnem para conhecer projetos da Setur

Nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Turismo (Setur) recebeu a visita de um grupo de secretários de Turismo da região da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, conhecida também como Rota 104 ou Rota do Agreste – um consórcio turístico formado por 22 municípios com foco no segmento.

Grupo visitou a Secretaria de Turismo para conhecer as ações desenvolvidas pelo GDF voltadas ao segmento | Foto: Divulgação/Setur

Em reunião com a titular da Setur, Vanessa Mendonça, os secretários pernambucanos falaram de seus trabalhos e pediram para conhecer o case de Brasília, cujos programas serão utilizados para reformular suas políticas públicas voltadas para o setor.

“Estive tantas vezes em Brasília e nunca tinha visto a cidade como neste encontro”, observou o secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos. O secretário de Turismo de São Joaquim se manifestou entusiasmado com a reunião. “Hoje saio de Brasília sabendo o quanto se pode fazer com vontade e competência”, declarou.

Vanessa Mendonça lembrou que Brasília foi indicada pela Embratur e pelo Ministério do Turismo como “case nacional” e que vem estabelecendo acordos de cooperação técnica com municípios de vários estados.

Parcerias

O projeto Manhã Cívica – o Brasil Começa Aqui, na Praça dos Três Poderes, pulou de 200 pessoas em 2018 para sete mil, na última atividade antes da pandemia”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Temos privilegiado o turismo cívico e pedagógico, e Vassouras, no Rio de Janeiro, já está executando o projeto”, informou a gestora. Segundo ela, o município fluminense já promove uma cerimônia de troca de bandeira inspirada no evento de Brasília. “Nós desejamos convidar todos os municípios, para que os jovens estudantes conheçam esse momento da Troca da Bandeira Nacional na nossa capital”.

A titular da Setur também destacou que a pasta conta com dois importantes parceiros no governo do DF para desenvolver ações de turismo cívico: a Secretaria de Educação (SEE), que estimula a participação de alunos da rede pública de ensino nessa atividade; e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), que tem cinco ônibus estampados com a marca “Brasília é turismo cívico”. E citou números animadores: “O projeto Manhã Cívica – o Brasil Começa Aqui, na Praça dos Três Poderes, pulou de 200 pessoas em 2018 para sete mil, na última atividade antes da pandemia”.

A secretária de Turismo de Alegrete (RS), Caroline Figueiredo, estava acompanhando a equipe pernambucana e também se mostrou animada com os programas da Setur apresentados durante o encontro: “Saio daqui inspirada por uma aula de competência, mostrando como os pequenos detalhes fazem a diferença”.

“No turismo nós não concorremos, nós compomos uns com os outros”, observou o secretário de Turismo de Agresina. “E Brasília junta o Brasil”, emendou Vanessa Mendonça.

Com informações da Secretaria de Turismo

Nenhum comentário