O Dia do Estudante é destaque em pronunciamentos no plenário da CLDF! Confira - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

O Dia do Estudante é destaque em pronunciamentos no plenário da CLDF! Confira

  Codeplan que constatou um percentual elevado de jovens com idades entre 15 e 29 anos em meio aos 400 mil desempregados do Distrito Federal...

 


Codeplan que constatou um percentual elevado de jovens com idades entre 15 e 29 anos em meio aos 400 mil desempregados do Distrito Federal, de maio de 2020 a abril deste ano

Na data em que se comemora o Dia do Estudante, parlamentares de vários partidos chamaram a atenção para aspectos da vida estudantil durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (11). No dia de hoje, também se registra o Dia do Advogado e, na próxima sexta feira (13), será o Dia do Economista, igualmente lembrados.

A deputada Arlete Sampaio (PT) criticou as falas do ministro da Educação que defendeu, em entrevista, o acesso às universidades para poucos, deixando os cursos técnicos para a maioria. “É lamentável que isso tenha sido dito na véspera do Dia do Estudante”, afirmou. A parlamentar também repudiou a aprovação de regras trabalhistas que reduzem os direitos dos jovens.

Por sua vez, o deputado Delmasso (Republicanos) tratou de pesquisa da Codeplan que constatou um percentual elevado de jovens com idades entre 15 e 29 anos em meio aos 400 mil desempregados do Distrito Federal, de maio de 2020 a abril deste ano. “Amanhã, é o Dia Internacional da Juventude e a conclusão é de que os jovens brasilienses clamam por oportunidades”, avaliou. O distrital defendeu ainda ser responsabilidade do Estado a qualificação juvenil para permitir a inserção dessa população no mercado de trabalho.

Já o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) parabenizou os estudantes do DF, especialmente os alunos da rede pública, onde o parlamentar cursou a educação formal. Enquanto Chico Vigilante listou iniciativas voltadas aos diversos setores da educação nacional executadas enquanto o Partido dos Trabalhadores, sigla da qual faz parte, estava à frente do governo federal.

Honestino Guimarães

O deputado Fábio Felix (Psol) informou sobre homenagem que estudantes realizaram em memória de Honestino Guimarães, aluno da Universidade de Brasília desaparecido durante a ditadura. O parlamentar lamentou que a troca do nome da ponte, no Lago Sul, onde foi realizado o ato, para homenagear o estudante não tenha se concretizado.

Nessa mesma linha, o deputado Rafael Prudente (MDB), presidente da CLDF, relembrou a votação que aprovou a substituição do nome Costa e Silva, um dos presidentes do regime militar, pelo de Honestino Guimarães. “Fiquei triste com a decisão do Tribunal de Justiça do DF”, disse, referindo-se à alegação de que a apreciação da matéria não havia sido precedida de consulta pública. Na opinião de Prudente, a CLDF precisa corrigir a falha na tramitação: “Temos de resgatar a memória de Honestino”.

Por esse motivo, o distrital anunciou apoio ao projeto de lei nº 1.697/2021, apresentado pelo deputado Leandro Grass (Rede), que renomeia a ponte. Segundo o autor da proposição, uma audiência pública sobre o tema já foi realizada, conforme prevê a legislação. Em seu pronunciamento, Grass lembrou a passagem do Dia do Estudante e frisou a realização, na manhã de hoje, de audiência alusiva à data.

Advogados e economistas

Destacando a importância da profissão, o deputado Agaciel Maia (PL) também salientou o Dia do Advogado, comemorado hoje, ratificando o quanto estes profissionais formados em Direito são imprescindíveis. O parlamentar chamou a atenção ainda para uma outra data comemorativa: o Dia do Economista. Os profissionais da área, na qual o distrital se inclui, são homenageados em 13 de agosto. “Os economistas têm o desafio de apontar direções para fortalecer o crescimento econômico, mas precisam estar constantemente atentos aos cidadãos de menor renda”, declarou.

Da redação por Marco Túlio Alencar da Agência CLDF

Nenhum comentário