Ao todo, são 519 lotes listados no segundo chamamento de Venda Direta para fins de regularização fundiária

Esta quinta-feira (22) é o último dia para que moradores do Setor Habitacional Arniqueira entreguem as propostas de compra dos imóveis que ocupam. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) abrirá, de forma extraordinária, das 7h às 20h, para receber os documentos dos contemplados no edital 03/2021.

O atendimento em horário especial será realizado de hoje (21) até amanhã (22). São, ao todo, 519 lotes listados no segundo chamamento de Venda Direta, para fins de regularização fundiária da região.

O edifício-sede da Terracap está localizado no Bloco “F”, Setor de Áreas Municipais (SAM) – atrás do anexo do Palácio do Buriti. Mas os moradores ainda podem entregar a proposta de compra diretamente na Administração de Arniqueira, no endereço SHA conjunto 04 AE 01, de 8h às 12 e de 13h às 17h30.

Para aqueles que preferem evitar sair de casa, o procedimento pode ser feito de forma totalmente remota: pelo site da empresa ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, disponível nas plataformas Android e iOS, denominado “Terracap”.

Acessando o portal ou o aplicativo, basta procurar pelo menu “Serviços”. Ao encontrá-lo, o ocupante deve seguir os passos: clique em “Venda Direta”. Ao abrir a página “Terracap – Serviços on-line”, acesse a plataforma com os dados de login. Na página inicial, clique em “Programa Venda Direta”. Selecionado o “Programa Venda Direta”, opte por “Passo 1 – Criar Cadastro”.

Após o cadastro criado, um novo passo será inserido: “Passo 2 – Criar proposta”. Neste momento, será feita a confirmação das informações inseridas e o upload dos documentos. Encaminhe-os. O processo de envio estará concluído.

URB 005

Os lotes previstos neste chamamento estão localizados na URB 005, antigos conjuntos 5 e 6 de Arniqueira. O edital está disponível para download também no site da Terracap. No documento, os ocupantes podem conferir se foram contemplados neste chamamento. Lá constam: endereços dos imóveis, bem como a área, o valor de mercado, os descontos legais e o valor de venda final.

De acordo com a Lei 13.465/2017, do valor de mercado dos imóveis, a Terracap deduz a infraestrutura implantada pelos moradores e a valorização decorrente dessa infraestrutura. Neste edital, o valor final de venda dos terrenos unifamiliares varia entre R$ 32,5 mil (139 m²) e R$ 667 mil (2,4 mil m²).

A Terracap reitera as formas de pagamento. Para as famílias que optarem por quitar à vista, a Agência oferta 25% de desconto no valor de venda do imóvel. Há, no DF, instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para financiar imóveis oriundos da regularização fundiária. Assim, quem optar por tomar o recurso em uma dessas instituições, pagará a prazo para a banco, mas integralmente e com abatimento à Terracap.

Mas os moradores também podem parcelar o financiamento dos terrenos pela Terracap. Neste caso, o prazo máximo de pagamento junto à agência é de até 20 anos. Com o objetivo de proporcionar melhor organização financeira às famílias beneficiadas pelo programa de venda direta, a Terracap decidiu conceder 120 dias de carência para início do pagamento de imóveis que tiveram editais publicados em 2021.

Mas o morador precisa ficar atento: é necessário, no entanto, aderir ao edital, com a entrega da proposta de compra dentro do prazo estabelecido. Após isso, o ocupante deve optar pelo adiamento por meio de requerimento.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais da Terracap, no call center (61) 3342-1103, ou pelo atendimento remoto, no chat on-line. É só acessar o portal da Agência.

Com informações da Terracap