Asfalto beneficia cinco mil moradores do Park Way e Vargem Bonita - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Asfalto beneficia cinco mil moradores do Park Way e Vargem Bonita

  Governador Ibaneis Rocha também anuncia a troca do gramado do campo sintético, a cobertura da Feira da Vargem Bonita e a chegada do wi-fi ...

 


Governador Ibaneis Rocha também anuncia a troca do gramado do campo sintético, a cobertura da Feira da Vargem Bonita e a chegada do wi-fi gratuito

Foi inaugurada, na manhã desta sexta (21), a obra de pavimentação de um trecho de 700 metros entre a Estrada Parque Vargem Bonita (DF-055) e a Fazenda Água Limpa (UnB). A obra – entregue com antecedência ao prazo determinado, de 40 dias – vai beneficiar mais de cinco mil moradores e milhares de estudantes da região. A chegada do asfalto era aguardada há mais de 30 anos.

Pavimentação entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa era esperada há mais de três décadas 

O governador Ibaneis Rocha foi conferir os serviços de perto e as mudanças trazidas pela inovação: qualidade de vida para os moradores e o fim da poeira e da lama. Além da entrega da estrada asfaltada, foram anunciadas a troca do gramado do campo sintético, a construção de uma cobertura para a Feira da Vargem Bonita e a instalação do programa Wi-Fi Social na feira e na praça do local.

Durante a visita, o governador declarou: “Os moradores daqui se sentiam abandonados porque pediam um trecho de asfaltamento que ninguém conseguia fazer. Unidos, conseguimos resolver os problemas, e é assim que nós temos tratado no nosso governo: uma gestão que resolve os problemas. Muitos deles foram encontrados no DF; muitas obras paradas, muita dificuldade de conseguir as licenças ambientais. A gente vem ao longo do tempo buscando resolver os pequenos e grandes problemas”.

A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), com mão de obra própria, envolvendo 30 servidores. Foram feitos serviços de pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e a instalação de meios-fios.

Os investimentos demandaram recursos de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 800 mil custeados por emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto, que destacou: “Obras pequenas também valem a pena. São 700 metros que fazem a diferença na vida das pessoas que moram aqui no Park Way, na Vargem Bonita e para os estudantes”.

Assim como o governador Ibaneis Rocha e o deputado distrital Hermeto, o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, ressaltou a importância da chegada do asfalto.

“Esse trecho da Quadra 17 era o único que ainda não tinha asfalto, e as pessoas realmente sofriam com muita poeira nas casas”, lembrou. “O governador pediu que a gente fizesse essa obra o mais rápido possível e a gente conseguiu entregá-la em um mês”. Segundo ele, para pavimentar os 700 metros foram necessárias 600 toneladas de massa asfáltica.

Asfalto que incentiva a pesquisa

O prefeito da Universidade de Brasília, Valdeci da Silva Reis, recordou os anos de espera pela obra e o quanto ela vai ajudar nos trabalhos dos estudantes. “A comunidade da Fazenda Água Limpa espera há décadas por esse benefício”, disse.

“É uma obra de importância significativa para os trabalhos envolvidos na fazenda. As pesquisas que são desenvolvidas aqui, seguramente, vão ter alta qualidade e impulsão pelo acesso fácil que as pessoas vão ter aqui”, assegurou.

Diretor da Estação Experimental da Fazenda Água Limpa, Reginaldo Sérgio Pereira pontuou que, embora aparentemente simples, a obra transforma a vida dos 2,5 mil estudantes que circulam pela unidade a cada semestre letivo.

“Apesar de ser um trecho de 700 metros, traz uma melhoria muito grande para os moradores e estudantes, pois aqui tem um fluxo muito intenso”, explicou. “A obra resolve problemas antigos de poeira e lama, então é uma grande benfeitoria para nós”.

Outras melhorias

Além da obra de pavimentação entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa, os moradores do Park Way e da Vargem Bonita comemoraram a entrega recente de uma feira do produtor na região. Agora, todos os sábados, a Feira do Produtor de Vargem Bonita vai comercializar produtos da agricultura familiar. No espaço funcionam 38 barracas com produtos orgânicos e convencionais, artesanato, plantas ornamentais e artigos de alimentação.

Essa era uma demanda de mais de dez anos. Em breve, a feira vai ganhar também a cobertura, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, além da instalação de conexão gratuita de internet pelo programa Wi-Fi Social, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Vamos instalar a internet na feira e na praça nos próximos dias e também trazer a Carreta da Ciência para capacitar os jovens da região”, adiantou o titular da Secti, Gilvam Máximo.

Em outubro de 2020, o GDF entregou a reforma do canal de irrigação da Vargem Bonita. A obra levou água a 60 chácaras antes desabastecidas, elevando a produção de hortaliças, flores, cogumelos e plantas medicinais dos produtores rurais.

Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário