Vacinação para quem tem 62 e 63 anos começa às 13h desta sexta-feira (23) - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Vacinação para quem tem 62 e 63 anos começa às 13h desta sexta-feira (23)

  No sábado e no domingo haverá imunização das 9h às 17h. O atendimento será nas modalidades drive-thru e para pedestres A campanha de vacin...



 No sábado e no domingo haverá imunização das 9h às 17h. O atendimento será nas modalidades drive-thru e para pedestres

A campanha de vacinação contra a covid-19 avança mais uma etapa no Distrito Federal contemplando, a partir das 13h desta sexta-feira (23), os idosos com 62 e 63 anos. Para vacinar esse público, 52 pontos de vacinação estarão abertos até as 17h. A expectativa é vacinar 45.021 pessoas nessas duas faixas etárias, conforme estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirma que o planejamento inicial era vacinar esse público no sábado (24), no entanto, o comitê de operacionalização da vacinação contra a covid-19 decidiu antecipar.

“As doses chegaram ao DF às 2h e, desde a chegada até a Rede de Frio, a equipe trabalhou durante a madrugada conferindo a remessa e dividindo o quantitativo para ser enviado para cada Região de Saúde. No início da manhã, as doses foram distribuídas para os núcleos regionais para envio aos pontos de vacinação”, explica.

Okumoto ressaltou o trabalho da equipe da Vigilância Epidemiológica desde a chegada dos imunizantes. “Houve um grande empenho para que a vacinação fosse antecipada em um dia e isso deve ser reconhecido”, parabeniza.

Também nesta sexta-feira, os idosos que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, em fevereiro, começarão a receber o reforço. Os 52 pontos de vacinação existentes estarão abertos para esse público completar o esquema vacinal, conforme indica o cartão de vacina. A expectativa é vacinar com o reforço cerca de 34 mil pessoas apenas hoje.

Sábado e domingo

No sábado e no domingo haverá vacinação contra a covid-19 das 9h às 17h. A abertura dos pontos de vacinação neste final de semana conta com apoio do laboratório Sabin e do Serviço Social do Comércio (Sesc). O atendimento será nas modalidades drive-thru e para pedestres.

Confira onde haverá vacinação no sábado

Confira onde haverá vacinação no domingo

A Secretaria de Saúde divulga diariamente os dados da campanha de vacinação no Distrito Federal. As informações estão disponíveis na página Vacinômetro e indicam, até o momento, 566.412 vacinas aplicadas, sendo que 375.706 pessoas receberam a primeira dose e 190.706 receberam a segunda dose.

Semanalmente, a pasta divulga o boletim da vacinação, também na página Vacinômetro. No entanto, os dados do último boletim trazem 277.087 D1 aplicadas e 98.722 D2. O informativo deixa claro, na página 3, que ainda há registros de vacinação para serem digitalizados no sistema e-SUS Notifica, do SI-PNI, do Ministério da Saúde. Desta forma, há 98.619 doses D1 já aplicadas pendentes de serem inseridas no sistema do MS e 91.173 D2.

Esses números de registros pendentes de inserção no SI-PNI não devem ser somados aos números gerais divulgados diariamente.

Doses recebidas

A vacinação contra a Covid-19, no Distrito Federal, começou no dia 19 de janeiro. Até o momento, o DF já recebeu treze remessas de vacinas, sendo 548.360 doses da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, e 210.500 doses da vacina AstraZeneca – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, e também produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Ao todo foram recebidas 758.860 doses de imunizantes.

Do total de doses recebidas, até o momento, 446.400 foram destinadas para primeira aplicação e 274.410 para a segunda.

Cerca de 10% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. A Secretaria de Saúde esclarece que o número de doses da reserva técnica leva em consideração o número de doses disponíveis e não o número de doses recebidas durante a campanha.

Hoje, a Rede de Frio Central possui 2.980 doses para D1 e 35.070 (28.330 CoronaVac e 6.740 AstraZeneca) doses para D2, considerando a reserva técnica.

 Com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário