Na pandemia, cuide também do seu pet - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Na pandemia, cuide também do seu pet

  Apesar de não ter estudos que comprovem a transmissão da covid-19 entre animais, é recomendável cuidados especiais Com a morte de uma gata...

 


Apesar de não ter estudos que comprovem a transmissão da covid-19 entre animais, é recomendável cuidados especiais

Com a morte de uma gata infectada pela covid-19 em Caxias do Sul, na serra gaúcha, tutores ficaram preocupados com a possibilidade de contaminação de seus animais domésticos. Apesar de não terem estudos que comprovem a transmissão da doença dos bichinhos de estimação para os humanos, é recomendável um distanciamento quando seus tutores estiverem diagnosticados com o novo coronavírus.

“Segundo pesquisas, cães e gatos estão mais suscetíveis a contrair a covid-19, mas geralmente são assintomáticos ou apresentam sintomas leves”, explica a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Ana Helena Germoglio. “Caso os tutores testem positivo para a doença, é aconselhável manter distância do animal porque não sabemos o potencial de transmissão do novo coronavírus”, alerta.

Veterinária do Hospital Veterinário Público (Hvep), Liandra Dall comenta que o cão ou gato pode ser um vetor de transmissão da covid-19 por causa da carga viral passada por seus tutores.

“Se os donos estiverem infectados, não devem levar ao pet shop, pois o vírus pode estar no pelo e nas patas. Isso não quer dizer que o bichinho vai se infectar, mas pode passar ou adquirir as cargas virais”Liandra Dall, veterinária do Hvep

“Os tutores devem continuar tomando todos os cuidados. Isso vai garantir a segurança de todos”, reforça Ana Helena Germoglio. “Assim como não há uma fórmula mágica com relação a covid-19 para os seres humanos, também não há para os animais. Temos os protocolos de segurança, que devem ser seguidos à risca, e a vacina para as pessoas”, ressalta.

Na hora do lazer, é importante que o tutor siga os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e álcool gel e mantenha o distanciamento social, tanto ele quanto do seu pet e de outros animais. “Ao chegar em casa, é preciso higienizar as patas do animal com água e sabão. Também existem lenços umedecidos próprios, mas também pode usar aqueles que não têm álcool na composição”, esclarece a veterinária.

Hospital veterinário

Localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga Norte, o Hospital Veterinário Público (Hvep) oferece serviços gratuitos e de excelência no tratamento de animais de pequeno porte. O horário de funcionamento é de 7h30 às 17h, exceto em feriados. A triagem ocorre até as 15h. A unidade se prepara para atender um público duas vezes maior. O local ganhou novas estruturas e já está preparado para realizar uma média de 100 atendimentos por dia.    

Serão cinco módulos pré-fabricados, tipo contêineres, que serão adaptados ao lado da sede. Quatro deles vão abrigar novos consultórios e o outro, o almoxarifado do Hvep. Além disso, dentro do hospital, o centro cirúrgico será ampliado. Este, inclusive, vai passar a realizar também cirurgias ortopédicas. Já as senhas distribuídas para o atendimento, vão passar de 50 para 100 por dia. O número de funcionários, entre veterinários, assistentes e apoio, será aumentado em 25 %, passando de 34 para 55 funcionários (contando com veterinários, auxiliar veterinário, recepcionista, apoio, técnico de radiologia, etc.).

O investimento feito pelo GDF no hospital é de R$ 235 mil a mais por mês no termo de colaboração de gestão do hospital, firmado com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). No total, cerca de R$ 2,8 milhões por ano serão destinados às melhorias na unidade. Os gestores, no entanto, já vislumbram o aumento da estrutura para atender a mais animais da capital.

Quer dicas de como cuidar dos seus pets? Acesse a página no Instagram do Hvep @hvepbrasiliadf.

Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário