Saudosismo - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Saudosismo

Clubes de Futebol do Brasil (VI) Você conhece esses escudos?  Trata-se do Cruzeiro EC, fundado no dia 02 de janeiro de 1921 por desportistas...




Clubes de Futebol do Brasil (VI)


Você conhece esses escudos? 

Trata-se do Cruzeiro EC, fundado no dia 02 de janeiro de 1921 por desportistas da colônia italiana da cidade de Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, utilizando as cores verde, vermelho e branco, fazendo alusão à bandeira italiana. A participação no clube era restrita a elementos da colônia italiana. O primeiro uniforme do time era composto de camisa verde, calção branco e meias vermelhas. Somente em 1925, foi retirada do Estatuto do Clube a cláusula que impedia a inscrição de atletas e associados que não fossem de origem italiana. Em 1936, alguns dirigentes e ex-atletas lideraram um movimento de nacionalização do clube denominado “Ala Renovadora”, cujo principal objetivo era mudar o nome que já havia deixado de ser exclusivo da colônia italiana e as cores que representavam a entidade esportiva.


          1º Escudo                                      2º Escudo

                                                     

Societá Sportiva Palestra Itália


Em 30 de novembro de 2003, ocorreu um fato histórico: o Cruzeiro conquistou a “Tríplice Coroa”: 


  1. Campeão Mineiro.

  2. Campeão da Copa do Brasil.

  3. Campeão Brasileiro Série A.




C:\Users\Vidal\Desktop\50px-Heraldic_Royal_Crown_(Common).svg.webpC:\Users\Vidal\Desktop\50px-Heraldic_Royal_Crown_(Common).svg.webp

        Alex – craque símbolo da conquista da Tríplice Coroa na temporada de 2003.



Trata-se do Coritiba Foot-Ball Club, fundado em 12 de outubro de 1909, na Cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Mantém até hoje o antigo nome da capital paranaense “Coritiba”, utilizando a grafia da época por conta da velha tradição. A partir de 1919, dez anos após a criação do clube, a capital passou a ser denominada Curitiba. O Coritiba é um clube de várias conquistas: 

    

Principais Títulos

Competição

Campeonato Paranaense Série A1

38

Campeonato Brasileiro Série A

01

Campeonato Brasileiro Série B

02

Torneio do Povo

01




Trata-se do Centro Sportivo Capelense, fundado em 04 de abril de 1946, na Cidade de Capela, no interior do Estado de Alagoas. Conquistou três títulos estaduais da 1ª Divisão e um título de campeão da 2ª divisão alagoana. Atualmente, integra a 2ª Divisão do Estado de Alagoas.


Principais Títulos

Competição

Campeonato Alagoano 1ª Divisão

03

Campeonato Alagoano 2ª Divisão

01




Trata-se do Sport Clube Santa Cruz, fundado em 03 de maio de 1930, na Cidade de Estância, interior do Estado de Sergipe, por funcionários da Companhia Estadual de Estância (Fabrica Santa Cruz).  Foi Penta Campeão alagoano em 1956, 1957, 1958, 1959 e 1960.


Principal Título

Competição

Campeonato Alagoano 1ª Divisão

05


Coluna do Vidal 

Nenhum comentário