Vacina contra Covid-19: DF vai receber 105,9 mil doses nesta segunda-feira, diz Ministério da Saúde - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Vacina contra Covid-19: DF vai receber 105,9 mil doses nesta segunda-feira, diz Ministério da Saúde

  Campanha de vacinação contra novo coronavírus começa às 10h de quarta (20). Distribuição do imunizante ocorre por aviões da Força Aérea Br...

 


Campanha de vacinação contra novo coronavírus começa às 10h de quarta (20). Distribuição do imunizante ocorre por aviões da Força Aérea Brasileira.

O Distrito Federal deve receber, nesta segunda-feira (18), 105.960 doses da vacina contra a Covid-19. O Ministério da Saúde começou a distribuir o imunizante entre as unidades da federação, depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac e Astrazeneca, neste domingo (17) (veja mais abaixo).

A campanha de imunização na capital está prevista para começar na quarta-feira (20), a partir das 10h, conforme informou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Segundo o chefe da pasta, o DF está pronto para receber as doses e iniciar a vacinação.

Ministério da Saúde começa a distribuição da CoronaVac para todo o Brasil

A previsão era de que o avião decolasse de São Paulo no início da manhã e pousasse na Base Aérea de Brasília por volta das 10h30. Entretanto, às 11h40, última atualização desta reportagem, a aeronave ainda não tinha iniciado o trajeto.

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, diz que vacinação contra Covid-19 começa quarta
00:00/01:14

Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, diz que vacinação contra Covid-19 começa quarta

Ao todo, a Secretaria de Saúde estima vacinar 604,8 mil pessoas nas primeiras fases da imunização no DF. De acordo com o plano, primeiro, serão vacinados os grupos:


1ª etapa

Trabalhadores da saúde;

População idosa a partir dos 75 anos de idade;

  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas.

2ª etapa

  • Pessoas de 60 a 74 anos.

3ª etapa

  • Pessoas com comorbidades.

4ª etapa

  • Agentes de segurança e professores.

Armazenamento

Segundo a Secretaria de Saúde, após chegar no Distrito Federal, as doses serão direcionadas para a "central da Rede de Frio" da pasta, que será responsável pela logística de distribuição entre as unidades de saúde.

O local tem 95 m³ de capacidade de armazenamento. Do total, 14 m³ serão exclusivos para condicionar os imunizantes contra a Covid-19.

PMDF organizou uma operação para manter a segurança no recebimento e distribuição das doses da vacina — Foto: PMDF/Divulgação

PMDF organizou uma operação para manter a segurança no recebimento e distribuição das doses da vacina — Foto: PMDF/Divulgação

A Polícia Militar do DF organizou uma operação para manter a segurança no recebimento e distribuição das doses, na manhã desta segunda-feira (18). A operação Covid-19 acontecerá também durante a campanha de vacinação na capital.

Para tanto serão realizadas escoltas das equipes de distribuição de vacinas da Secretaria de Saúde, além de apoio à segurança da Central de Armazenamento da Rede de Frio e dos oito Centros Regionais de Armazenamento.

Os pontos de vacinação contarão com viaturas realizando o policiamento diário, objetivando manter um ambiente de tranquilidade para os profissionais e toda população neste importante e esperado momento de combate à pandemia.

Aprovação

A Anvisa autorizou, neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Reunião da Anvisa sobre uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 de Oxford e CoronaVac — Foto: Reprodução/TV Brasil

Reunião da Anvisa sobre uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 de Oxford e CoronaVac — Foto: Reprodução/TV Brasil

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em "Diário Oficial".

Depois da aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde deste domingo (17). A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

Com informações do G1 Brasília

Nenhum comentário