Câmara Legislativa do DF: Mesa Diretora reeleita toma posse; mandato vai até 2022 - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Câmara Legislativa do DF: Mesa Diretora reeleita toma posse; mandato vai até 2022

  É a primeira vez que presidente da Casa se mantém por dois mandatos consecutivos; medida era vedada até 2019. Confira composição. Os dep...

 

É a primeira vez que presidente da Casa se mantém por dois mandatos consecutivos; medida era vedada até 2019. Confira composição.

Os deputados que vão compor a Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1º) – primeiro dia do ano. A cerimônia presencial ocorreu no fim da manhã, com acesso restrito – devido à pandemia do novo coronavírus.

·         'Nunca fui contrário', diz presidente da Câmara Legislativa do DF sobre reeleição da Mesa Diretora

Os parlamentares, de maioria reeleita, assumem as funções de coordenar a Casa no biênio 2021 - 2022. A eleição ocorreu no dia 14 de dezembro e, pela primeira vez, o presidente da CLDF se manteve o mesmo por dois mandatos consecutivos.

Confira a composição:

·         PresidenteRafael Prudente (MDB)

·         Vice-presidente: Rodrigo Delmasso (PRB)

·         Primeiro-secretário: Iolando Almeida (PSC)

·         Segundo-secretário: Robério Negreiros (PSD)

·         Terceiro-secretário: Reginaldo Sardinha (Avante)

·         Ouvidor: Fernando Fernandes (Pros)

·         Corregedor: Hermeto (MDB)

Até o ano passado, a reeleição era proibida na Casa pela Lei Orgânica do DF (entenda mais abaixo). No entanto, um projeto aprovado em novembro de 2019 permitiu a recondução aos cargos.

Presença do governador


Governador Ibaneis Rocha (MDB) em discurso durante posse da Mesa Diretora da CLDF — Foto: Silvio Abdon/CLDF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou da solenidade de posse, nesta sexta (1º). Durante a cerimônia, o chefe do Executivo – do mesmo partido do deputado Rafael Prudente (MDB) – elogiou a recondução do parlamentar à presidência da Casa.

Além disso, Ibaneis também comentou a atuação da CLDF no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus na capital.

"[...] os projetos têm sido aperfeiçoados e tratados com responsabilidade. Só tenho a agradecer nos dois anos que se passaram, principalmente o ano de 2020, um dos períodos mais tristes do país, quando perdemos milhares de vidas."

·         DF termina 2020 com 4.259 mortes por Covid-19

Por fim, Ibaneis deixou uma mensagem para os brasilienses: "Que a população possa encontrar o mais rápido possível a vacina, para virar essa página triste de nossa história".

Composição da Mesa

Rafael Prudente foi reeleito com 21 dos 24 votos. Na disputa contra o emedebista, estava Reginaldo Veras (PDT), que recebeu dois votos: o dele mesmo e o de Leandro Grass (Rede), que concorria na chapa à vice-presidência. O distrital Fábio Félix (PSol) se absteve



Rafael Prudente, presidente da CLDF — Foto: TV Globo/Reprodução

Rodrigo Delmasso (PRB) também foi reeleito para ocupar a vice-presidência da Casa, com 21 votos. Dos outros cinco cargos da Mesa Diretora, três tiveram mudanças. Reginaldo Sardinha assume a terceira secretaria no lugar de João Cardoso (Avante).

Fernando Fernandes é o novo ouvidor da CLDF, no lugar de Daniel Donizet (PL). Já a Corregedoria, que estava com o deputado José Gomes (PSB), agora fica com Hermeto. Iolando e Robério Negreiros permanecem na primeira e segunda secretarias, respectivamente.

Reeleição

Até o ano passado, a Mesa Diretora da CLDF não podia ser reeleita. Porém, em novembro de 2019, os parlamentares aprovaram projeto que permitiu a renovação do mandato. À época, Prudente não votou, porque a pauta poderia beneficiá-lo.

A norma mudou a redação do inciso II do artigo 66 da Lei Orgânica do DF. Com a aprovação da proposta, ficou permitida uma única recondução.

O projeto havia sido aprovado em primeiro turno em dezembro de 2015. Na votação no ano passado, foram 18 votos favoráveis à medida e cinco contrários

Com informações do G1 Brasília.

Nenhum comentário