Britânica multimedalhista é suspensa de Paris-2024 após maltratar cavalo - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Propaganda

Últimas notícias:

latest

Britânica multimedalhista é suspensa de Paris-2024 após maltratar cavalo

  Charlotte Dujardin, que já havia desistido de competir na próxima edição das Olimpíadas depois de ter vídeo do episódio vazado, foi suspen...


 

Charlotte Dujardin, que já havia desistido de competir na próxima edição das Olimpíadas depois de ter vídeo do episódio vazado, foi suspensa pela Federação Equestre Internacional por seis meses

Multimedalhista pela Grã-Bretanha na categoria de adestramento do hipismo, Charlotte Dujardin foi punida de forma provisória pela Federação Equestre Internacional (FEI), por ter maltratado um cavalo. A atleta, que ficará suspensa por seis meses, já havia desistido da participação em Paris-2024 após ter um vídeo do acontecido vazado na internet. 

O episódio, sem data esclarecida, expõe a má conduta da britânica durante um treinamento. No comunicado publicado pela federação, é confirmada a natureza da suspensão provisória, assim como o conteúdo do vídeo. O caso foi revelado por uma fonte anônima. Esta, posteriormente, contratou um advogado para que o vídeo e o acontecido chegassem à FEI. 

"Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido", disse o presidente da federação, o belga Ingmar De Vos. 

Ainda de acordo com ele, a atleta cooperou com as investigações do caso, e, além de confirmar a veracidade do conteúdo do vídeo, demonstrou remorso e arrependimento pela atitude diante do animal. "Charlotte expressou genuinamente remorso pelas próprias ações e reconhecemos e agradecemos sua disposição em assumir a responsabilidade. Apesar do momento infeliz, acreditamos que esta ação reafirma o compromisso da FEI com o bem-estar como guardiões dos nossos parceiros equinos e a integridade do nosso esporte", complementou De Vos. 

A ausência de Charlotte em Paris-2024 será fortemente sentida pela equipe britânica, sobretudo na categoria disputada por ela. Afinal, Dujardin é um expoente do hipismo mundial. Em Londres-2012, ganhou dois ouros, nas categorias individual e por equipes. Nos Jogos do Rio-2016, venceu o terceiro na individual, e uma prata por equipes. Em Tóquio-2020, conquistou dois bronzes, um por equipes, e outro individualmente. 

Veja, a seguir, o comunicado completo da Federação Internacional:

A FEI (Federação Internacional de Esportes Equestres) anuncia oficialmente a suspensão provisória da atleta britânica do adestramento Charlotte Dujardin, com efeito imediato a partir da data da notificação, 23 de julho de 2024.

A decisão a torna inelegível para participar dos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou qualquer outro efeito sob jurisdição da FEI.

Neste período de suspensão, ela é proibida de participar de qualquer atividade relacionada a competições ou eventos sob jurisdição da FEI ou qualquer competição ou evento sob jurisdição de uma Federação Nacional.

Isso inclui qualquer atividade relacionada à FEI e às Federações Nacionais. Além disso, a Federação Britânica Equestre espelhou a suspensão provisária, o que também torna a Sra. Dujardin inelegível para competir em qualquer evento nacional durante o período.

Em 22 de julho de 2024, a FEI recebei um vídeo que retrata a Sra. Dujardin tendo uma conduta contrária aos princípios do bem-estar dos cavalos. O vídeo foi enviado à FEI por um advogado que representa um cliente não revelado.

Segundo a informação recebida, a filmagem teria sido feita há alguns anos durante uma sessão de treinamentos conduzida pela Sra. Dujardin em um estábulo privado. 

Com informações do CB

Nenhum comentário