Polícia Federal prende ex-deputada federal foragida da Operação Sanguessuga - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Polícia Federal prende ex-deputada federal foragida da Operação Sanguessuga

  Congressista foi detida no Rio de Janeiro, acusada de ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro A Polícia Federal pre...

 


Congressista foi detida no Rio de Janeiro, acusada de ter cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (1º), a ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho, que estava foragida. A ex-congressista foi detida em São João de Meriti/RJ, na Baixada Fluminense. De acordo com a corporação, a mulher, de 72 anos, "ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti.

Ela foi condenada pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os investigadores destacaram que a prisão é decorrente de "investigações que remetem ao ano de 2006, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias) para desarticular um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários, o qual fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados brasileiros".

A prisão foi possível por conta de informações de inteligência que identificaram o paradeiro da deputada. Policiais federais do Grupo de Capturas do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Nova Iguaçu/RJ localizaram a mulher na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti. O mandado de prisão foi expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso no dia 25 de março de 2024.

Almerinda foi levada à Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu para os procedimentos de praxe, como exame de corpo de delito. Em seguida, dará entrada no sistema prisional, onde deve cumprir pena de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos.

Com informações do CB

Nenhum comentário