CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 40 anos da CUT - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

CLDF realiza sessão solene em comemoração aos 40 anos da CUT

  Sindicalistas, militantes e parlamentares relembraram a importância da entidade na luta pelos direitos dos trabalhadores Central Única dos...

 

Sindicalistas, militantes e parlamentares relembraram a importância da entidade na luta pelos direitos dos trabalhadores


Central Única dos Trabalhadores (CUT) é celebrada em solenidade na CLDF por seus 40 anos de existência - Leandro Gomes/CUT-DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta segunda-feira (4), uma sessão solene em comemoração aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante o encontro, sindicalistas, integrantes do movimentos sociais e políticos do DF relembraram a importância da CUT na defesa da classe trabalhadora ao longo dos anos. 

A celebração no plenário da CLDF foi proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), primeiro presidente da CUT-DF. Durante sua fala, destacou momentos importantes da história da entidade, que nasceu a partir da associação dos vigilantes, em um momento em que “os trabalhadores não tinham direito aos sindicatos”. 


A solenidade na CLDF em comemoração aos 40 anos da CUT foi proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), primeiro presidente da CUT-DF / Leandro Gomes/CUT-DF

O deputado falou também sobre os desafios atuais da CUT, que resistiu aos últimos 6 anos de ataque aos direitos dos trabalhadores. “A CUT nasceu para combater tudo isso e é por isso que todos nós temos que continuar acreditando na CUT, o mais perfeito e potente instrumento de luta de classes desse país. Vida longa à CUT”, concluiu. 

40 anos de luta pelo direitos dos trabalhadores 

Consolidada como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, a CUT está presente em todos os estados e no Distrito Federal e representa quase 24 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em todo país.

Para a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Mariel Angeli, a CUT representa a coragem, o espírito de luta e a unidade de pensamento necessários para construir um movimento sindical nacional em um país de dimensões continentais e com tantas diferenças como o Brasil. 

“A CUT foi talvez uma das entidades mais relevantes na nossa sociedade civil para discutir todas as questões trabalhistas naquele momento da redemocratização e da Constituição Federal de 88. As discussões dentro da CUT foram essenciais para termos o que temos em questão de mundo do trabalho na Constituição”, afirmou a economista durante a solenidade na CLDF. 


Mariel Angeli, economista do DIEESE, destacou a importância da CUT na luta pela valorização do salário mínimo / Leandro Gomes/CUT-DF

Segundo ela, uma das contribuições mais importantes da CUT ao longo da história é a discussão em torno da política de valorização do salário mínimo, que permita o sustento digno das famílias brasileiras, além de outras questões como a jornada de trabalho.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, destacou que a CUT é um projeto “feito por várias mãos”, dentre dirigentes, militantes e trabalhadores, até mesmo aqueles que não são diretamente filiados a nenhum movimento sindical, mas que constroem e são afetados pela luta histórica da entidade. “A CUT é um projeto de transformação da sociedade, um projeto político de modificação do Brasil para um país de mais justiça”, comemorou o dirigente.


Segundo o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, a entidade é um 'projeto de transformação da sociedade' / Leandro Gomes/CUT-DF

Em relação às perspectivas futuras da entidade, o presidente do PT-DF Jacy Afonso destacou que a CUT-DF exercerá um papel fundamental para organizar e mobilizar a população em torno de candidaturas progressistas para o poder público. 

“Nós temos uma tarefa, além de defender o governo Lula e as reformas necessárias, nós precisamos organizar o povo do DF e em 2026 derrotar o [governador] Ibaneis [Rocha (MDB)], [a senadora] Damares, [a deputada federal] Bia Kicis e [a vice-governadora] Celina Leão. Nós precisamos organizar e papel do movimento sindical é um papel importante nisso”, ressaltou. 

Também estiveram presentes na solenidade os deputados distritais Gabriel Magno (PT) e Max Maciel (PSOL), a deputada federal Erika Kokay (PT), a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Rosilene Corrêa, a presidenta do Sindiserviços-DF Maria Isabel Caetano, o presidente do Sindicato dos Vigilantes do DF (SINDESV-DF) Paulo Quadros e o presidente do PCdoB João Vicente Goulart.

Com informações do Brasil de Fato

Nenhum comentário