Moradores de Vicente Pires expõem suas demandas em oficina do Pdot - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Moradores de Vicente Pires expõem suas demandas em oficina do Pdot

  Evento público sobre a revisão do Plano Diretor abordou os principais desafios e potencialidades da região Os moradores de Vicente Pires a...

 


Evento público sobre a revisão do Plano Diretor abordou os principais desafios e potencialidades da região

Os moradores de Vicente Pires apresentaram as principais demandas da região administrativa (RA), neste sábado (27), durante a primeira oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Colégio Liceu, o encontro contou com a participação de pessoas interessadas em debater temas essenciais ao desenvolvimento da cidade, como regularização fundiária, meio ambiente e transporte público.

Oficina foi a primeira de uma série que envolverá várias regiões administrativas do DF; tema é de interesse geral | Foto: Divulgação/Seduh

“Hoje estamos dando início a uma série de 53 oficinas participativas, sendo 35 nas regiões e outras 18 temáticas”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, na abertura do evento. “Este é um momento muito importante, em que a população realmente se engaja no Plano Diretor. Todos podem participar dando as suas contribuições e opinando sobre toda a problemática que enfrentam.”

Desafios urbanos

Os interesses de todos precisam se encontrar em um bem comum, e o caminho é passando por essa discussão”

Gilvando Galdino, administrador de Vicente Pires

A equipe técnica da Seduh fez uma breve apresentação sobre a importância do Pdot, lei que guia o desenvolvimento da cidade e se mostra essencial para balizar as políticas públicas territoriais do DF pelos próximos dez anos. Depois, os participantes foram divididos em grupos, onde cada um apontou em mapas os principais desafios e potencialidades de Vicente Pires.

Ao final da dinâmica, todos os participantes foram reunidos e um representante de cada grupo apresentou as questões levantadas. Algumas das principais problemáticas destacadas foram a construção de prédios sem planejamento, a falta de acessibilidade e mobilidade, a necessidade de regularizar mais áreas rurais e as ocupações irregulares que ameaçam a preservação ambiental.

“Este é o momento de a população ser ouvida”, pontuou o administrador regional de Vicente Pires, Gilvando Galdino. “Todos precisam sair da zona de conforto e falar o que querem para a cidade. Os interesses de todos precisam se encontrar em um bem comum, e o caminho é passando por essa discussão.”

O povo fala

Vice-presidente da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região (Amovipe), o servidor público José Geraldo Oliveira também reforçou a importância de a sociedade participar da discussão sobre o planejamento urbano na região. “Temos um crescimento vertical muito acentuado, com prédios ocupando locais indevidos e adensando acessos e saídas”, lembrou. 

Moradora de Vicente Pires há 20 anos, a síndica Vanda Lúcia Martins foi outra a ressaltar que participar das discussões do Plano Diretor é fundamental: “É importante colocarmos nossas satisfações e insatisfações, porque é o nosso futuro que está em jogo. Vicente Pires cresceu e se tornou independente, mas tem muito prédio sem planejamento e estacionamento. O poder público precisa acompanhar e fazer valer as regras”.

Esse momento é único – é a hora de falar, ouvir, levar propostas e sugestões para a nossa comunidade”, comentou a microempreendedora Glacia Camargo, moradora da região há duas décadas. Como outras pessoas presentes ao encontro, ela apontou a segurança, a mobilidade e a saúde como pontos a serem melhorados em Vicente Pires.

Quem pode participar

Todos os moradores do DF interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade podem participar das oficinas promovidas nas regiões administrativas, independentemente de serem ou não moradores do local. Basta comparecer à reunião nas datas e horários marcados. Confira o calendário completo das oficinas participativas, que também serão transmitidas no  canal da secretaria no YouTube, o Conexão Seduh.

Agendada para terça-feira (30), a segunda oficina será temática e discutirá com a população o tema Direito à cidade, habitação e moradia. O evento é aberto a todos os interessados e será realizado na sede da Seduh – Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, Edifício Number One, 18º andar.  Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

 Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano


Nenhum comentário