Encerradas apresentações de pesquisa sobre perfil dos brasilienses - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Encerradas apresentações de pesquisa sobre perfil dos brasilienses

  Comparativo dos dados socioeconômicos e domiciliares da população do DF fazem parte da Pdad 2021, realizada pela Codeplan Após a série de ...


 Comparativo dos dados socioeconômicos e domiciliares da população do DF fazem parte da Pdad 2021, realizada pela Codeplan

Após a série de apresentações da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021 por Unidade de Planejamento Territorial (UPT), a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostrou o diagnóstico comparativo dos aspectos domiciliares e socioeconômicos das 33 regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal.

Pdad 2021, realizada pela Codeplan, mostrou o diagnóstico comparativo dos aspectos domiciliares e socioeconômicos das 33 regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

No período de um mês, os moradores do DF puderam conhecer de forma desmembrada as características demográficas, econômicas, de migração, trabalho e renda, condição social, etnia, estado civil, aspectos habitacionais e infraestrutura dos habitantes de cada RA.

O DF tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Ceilândia é a cidade mais populosa, com 350.247 habitantes, enquanto o Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) tem apenas 1.737 moradores, segundo a Pdad.

A Região Administrativa de Ceilândia aparece com o total de 350.247 entre os pouco mais de 3 milhões de habitantes do Distrito Federal | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

No quesito renda, o comparativo mostrou uma grande discrepância entre a maior e a menor. Enquanto o Lago Sul possui rendimento bruto mensal de R$ 31.322,91, SCIA/Estrutural têm juntas uma média mensal de R$ 2.014,03. Ainda em lados opostos entre as 33 regiões, o Lago Sul se destaca também por ter a maior média de idade (42,48%) enquanto o SCIA/Estrutural, a mais jovem (27,46%).

Das características individuais de cada brasiliense, 57,4% se autodeclaram pretos e pardos, sendo que, desse número, a maior concentração de negros se encontra no SCIA/Estrutural (75,4%) e a menor no Lago Sul (32,7%).

A subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano, Sílvia De Lázari, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), explicou a importância da pesquisa para os que trabalham com planejamento urbano. “Estamos fazendo revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e utilizamos esses dados para conseguir fazer tanto o planejamento macro quanto o planejamento por RA e, em especial, essa questão das desigualdades que acontecem em nosso território, que é muito grande”, disse.

DF conectado

A conectividade está presente em todo o DF. A pesquisa mostrou que 99,0% dos lares têm acesso a internet. Na variação por cidade, os números ficam entre 100,0% e 96,2%. Os serviços de streaming também se fazem presentes nas casas do “quadradinho”, aproximadamente 61,6% das residências entrevistadas alegaram possuir algum dos vários serviços disponíveis no Brasil.

No mercado de trabalho, 58,9% das pessoas da capital federal fazem parte da população economicamente ativa (14 anos ou mais). Dos que trabalham no Plano Piloto são 40,7%, sua maioria residentes na própria RA (94,6%).

Ensino superior

Nas 33 regiões, a porcentagem de pessoas com nível superior completo é de 36,3%. O Lago Sul possui cerca de 87,2% desse número, logo atrás vem Sudoeste/Octogonal (86,3%); na outra ponta fica a SCIA/Estrutural, com 4,6%. Dos frequentadores de instituições públicas de ensino, a média ficou entre 96,7% e 6,0%, no SCIA/Estrutural e Park Way, respectivamente.

Dados inéditos

Na última edição, além das questões tradicionais, a pesquisa trouxe como novidade o questionário de identidade de gênero e orientação sexual para os maiores de 18 anos. Da comunidade LGBTQIA+ do DF (3,8%), 6,6% são de Águas Claras, seguido de Plano Piloto (6,5%) e Varjão (6,4%).

Outra questão tratada na Pdad 2021 foi a de segurança alimentar. Na capital, a insegurança alimentar grave atinge 3,9% da população. Dessa amostra, o tópico ficou mais evidente no Sol Nascente/Pôr do Sol (12,7%) e no Itapoã (9,9%). Algumas RAs, como Gama, Lagos Sul e Norte, Águas Claras, Park Way, Sobradinho, entre outras, não entraram na contagem por amostra insuficiente.

Os pets também vieram como novidade. Os cães são os queridinhos dos lares em todas as 33 cidades, com média entre 65,9% e 23,7%, sendo a maior no Lago Sul e a menor no Plano Piloto. Os gatos ficam com a medalha de prata no pódio dos animais de estimação; a maior presença dos felinos está no SCIA/Estrutural (18,5%) e a menor em Samambaia (8,0%).

Políticas públicas

A Pdad é a principal fonte de informação do Governo do Distrito Federal (GDF) para subsidiar políticas públicas e oferecer melhor qualidade de vida aos brasilienses e, também, a pesquisa que auxilia a imprensa local com dados evidentes. Em 2021, o estudo visitou, entre maio e dezembro, mais de 30 mil residências da capital a fim de traçar o raio X distrital.

O presidente da Codeplan, Jean Lima, explicou a pesquisa: “Iniciamos a Pdad, ela dura dois anos, desde a fase de planejamento, depois a fase de coleta e essa etapa de divulgação. Por isso, inicio e termino a apresentação agradecendo aos empregados e empregadas envolvidos nesse trabalho de excelência”.

Com informações da Codeplan

Nenhum comentário