Motoristas aprendem a se colocar no lugar de passageiros e ciclistas - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Motoristas aprendem a se colocar no lugar de passageiros e ciclistas

  Treinamento realizado pela Semob já atendeu cerca de dois mil condutores, que são conscientizados sobre respeito às pessoas com dificuldad...

 


Treinamento realizado pela Semob já atendeu cerca de dois mil condutores, que são conscientizados sobre respeito às pessoas com dificuldade de locomoção e a quem pedala nas vias urbanas

Cerca de dois mil motoristas e cobradores do transporte público coletivo do DF já passaram pelo treinamento instituído pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, foi a vez dos rodoviários da empresa Urbi, que receberam aulas práticas e teóricas na sede do Sest Senat, em Samambaia.

Motoristas e cobradores estão atualizando os conhecimentos de legislação e fazendo exercícios sobre os cuidados que devem ter com passageiros especiais | Foto: Divulgação/Semob

O treinamento instituído pela Semob começou com a proposta de oferecer aos motoristas a oportunidade de ter a sensação de andar de bicicleta numa pista onde passam veículos pesados e mais velozes, como os ônibus. No seminário da Urbi, o treinamento foi bastante ampliado.

“É uma grata satisfação para o governo ver que as empresas do DF estão com esse treinamento e com essa conscientização dos seus colaboradores”

Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade

Além de ciclistas, os condutores também se passaram por motociclistas e receberam, ainda, aulas e demonstrações sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas e com deficiência, como os cegos e os cadeirantes.

“É uma grata satisfação para o governo ver que as empresas do DF estão com esse treinamento e com essa conscientização dos seus colaboradores”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro. Segundo ele, a ideia surgiu durante o Maio Amarelo, evento realizado para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e preservação da vida.

Um dos objetivos da secretaria é conscientizar os motoristas sobre o papel de protetor que deve ser exercido por quem conduz um veículo pesado. “No trânsito, o maior deve proteger o menor e os ciclistas têm o direito de circular pelas vias públicas juntamente com os veículos motorizados”, disse Casimiro.

Os deficientes físicos sofrem muito e são verdadeiros guerreiros. Só passando por esse exercício para saber realmente como é a dificuldade no dia a dia de cada cadeirante”

Juarez Rezende, motorista de ônibus

A proposta da Semob obteve boa aceitação e está sendo ampliada para vários tipos de públicos. Além do respeito aos ciclistas, os motoristas e cobradores estão atualizando os conhecimentos de legislação e fazendo exercícios sobre os cuidados que devem ter com passageiros especiais. No seminário, eles simulam situações de embarque e desembarque de cadeirantes, cegos e pessoas idosas com dificuldade de locomoção.

O motorista Juarez Rezende, de 64 anos, trabalha como condutor de ônibus há 36 anos. Ele conta que também é motociclista e sabe bem como é o medo de transitar entre ônibus, caminhões e carros pelas vias da capital. No treinamento do Sest Senat, Juarez conheceu outra realidade, a do cadeirante. Conforme suas palavras, foi uma experiência reveladora que ele nunca tinha imaginado antes.

É melhor operar o ônibus do que andar de cadeira de rodas. Realmente é muito difícil, há muitos imprevistos, a pessoa tem de se equilibrar bem e escolher os melhores lugares para que possa conseguir (embarcar e desembarcar do ônibus)”, disse o motorista. Para ele, “os deficientes físicos sofrem muito e são verdadeiros guerreiros. Só passando por esse exercício para saber realmente como é a dificuldade no dia a dia de cada cadeirante”, concluiu.

A Semob determinou que o treinamento seja permanente e aplicado por todas as operadoras do transporte público coletivo do DF, para todos os condutores. Até agora, três das cinco empresas já iniciaram os seminários.

Com informações da Semob

Nenhum comentário