CLDF presta homenagem a forrozeiros em sessão solene - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

CLDF presta homenagem a forrozeiros em sessão solene

  O forró surgiu nos anos finais do século XIX, no sertão nordestino, onde eram realizados bailes populares A Câmara Legislativa do Distrito...

 


O forró surgiu nos anos finais do século XIX, no sertão nordestino, onde eram realizados bailes populares

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza nesta terça-feira (21) sessão solene que se destina a prestar homenagem aos forrozeiros de todo o DF. O encontro, com início às 19h no auditório, tem origem em requerimento apresentado pelo deputado Hermeto (MDB). A data foi escolhida porque junho é o mês em que os forrozeiros mais levam sua cultura ao público, através das festas juninas e quadrilhas que explodem na época.

Além do deputado, participam da solenidade o secretário de Turismo do DF, Willian Frederico Carneiro de Almeida; a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Solisângela Montes; a deputada federal Celina Leão; o presidente da Asforró, Marques Célio Rodrigues de Almeida; o presidente da Associação dos Defensores das Culturas Religiosas, Arkson Rangel; e os administradores regionais Maurício Thomaz (Park Way) e Cláudio Márcio (Núcleo Bandeirante).

Durante o mandato, o deputado Hermeto destinou emendas para a Caravana de São João Itinerante, projeto que levava a apresentação de trios forrozeiros em um caminhão palco, decorado com temas juninos, por todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O parlamentar também contribuiu com as LIVES Culturais. As iniciativas viabilizaram que os músicos recebessem recursos durante o período de proibição das apresentações causada pela pandemia.

Como nordestino, tenho um carinho especial por estes forrozeiros, muitos meus conterrâneos, que vivem para alegrar a vida das pessoas. Essa singela homenagem é uma forma de agradecer pela cultura maravilhosa que mantêm vivas em nossas vidas”, disse Hermeto.

História

De acordo com a Enciclopédia da Música Brasileira (1998), a palavra forró surge de uma derivação do termo africano “forrobodó”, termo que é sinônimo de festa, de arrasta-pé ou farra. Essa definição é a mais aceita entre os estudiosos da área. Segundo historiadores, o termo forró chegou ao Brasil junto com os escravos africanos, àquela época enviados para o Rio de Janeiro e para o nordeste. O forró surgiu nos anos finais do século XIX, no sertão nordestino, onde eram realizados bailes populares. Além de referir-se às festas, se tornou um gênero musical consagrado no Brasil. 

Mesmo com registros anteriores, em fins da década de 1940 houve a popularização do forró com o cantor e compositor Luiz Gonzaga. Em 1949, ele gravou a música "Forró de Mané Vito", produzida em conjunto com Zé Dantas, difundindo ainda mais o termo forró.

Fato incontestável é que a principal razão para espalhar o estilo pelo Brasil foi a migração nordestina para outros estados do país, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. E no DF não foi diferente, especialmente com a força da cultura nordestina, que gera grande apelo e impacto.

Francisco Espínola - Agência CLDF


Nenhum comentário