Câmara Legislativa inaugura galeria dos distritais que escreveram a Lei Orgânica do DF - PORTAL DE NOTÍCIAS DO ONILDO ALVES

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Câmara Legislativa inaugura galeria dos distritais que escreveram a Lei Orgânica do DF

  Os 24 distritais da primeira legislatua da CLDF trabalharam na elaboração da "Carta fundamental do Distrito Federal" entre agost...


 Os 24 distritais da primeira legislatua da CLDF trabalharam na elaboração da "Carta fundamental do Distrito Federal" entre agosto de 1991 e junho de 1993

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (22), a Câmara Legislativa inaugurou a “Galeria dos Constituintes”, composta por retratos dos primeiros 24 deputados distritais eleitos pelos brasilienses, que foram responsáveis por elaborar a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). Localizadas na entrada do plenário, as fotografias dos 21 homens (três deles já falecidos) e das três mulheres “lembrarão os esforços desse grupo de parlamentares para legar ao DF sua Carta fundamental”, discursou o primeiro presidente da CLDF, Salviano Guimarães, que está entre os homenageados.

A elaboração da Lei Orgânica foi considerada o maior desafio dos deputados que integraram a primeira legislatura (1991 a 1994) da Câmara Legislativa, instalada em 1º de janeiro de 1991. Os trabalhos para a elaboração da LODF foram iniciados em 2 de agosto daquele ano e concluídos no dia 8 de junho de 1993, quando a norma foi promulgada. No evento de hoje, além do reencontro de antigos colegas, os 16 parlamentares presentes puderam relembrar o processo do qual fizeram parte.

Salviano Guimarães avaliou que “cada um procurou trazer o melhor de si para as discussões que, às vezes, eram ásperas e contundentes, mas sempre respeitosas”. O ex-presidente também destacou a participação popular e que a Lei Orgânica do DF é reputada como “uma das mais avançadas do País”.

Ao que a ex-deputada Lúcia Carvalho, que mais adiante presidiu a Casa e foi a primeira mulher a presidir um Legislativo estadual, completou: “Uma das regras que nos colocou à frente foi a inexistência da aposentadoria parlamentar. Eu mesma, após três mandatos, me aposentei como professora”.

Também presente à inauguração, a ex-deputada Maria de Lourdes Abadia comparou a ocasião a um filme. “Consigo ver o nosso trabalho, por meio do qual conseguimos escrever a certidão de nascimento da democracia do DF”, afirmou, referindo-se ao fato de que, durante três décadas, a partir de 1960, os cidadãos não podiam escolher seus representantes: a autonomia política chegou com a instalação da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“Tenho o maior orgulho de termos participado desse momento histórico”, completou.

Impossibilitado de comparecer ao evento, o ex-deputado José Ornellas, que em novembro passado completou 100 anos de idade, enviou mensagem em que, dirigindo-se aos ex-parlamentares, falou do “trabalho harmonioso” que os levou à promulgação da Lei Orgânica do DF.

Consolidação da democracia

 

 

Em nome da atual Mesa Diretora, o deputado Robério Negreiros (PSD), segundo secretário, saudou os distritais da primeira legislatura. O parlamentar reafirmou a importância da galeria – que se soma a outras duas: dos presidentes da Casa e das mulheres parlamentares – para a preservação da história do Legislativo local. Para ele, a localização da “Galeria dos Constituintes”, na entrada do plenário, “reveste-se de simbolismo”.

Os distritais constituintes foram ainda cumprimentados pelo deputado Professor Reginaldo Veras (PV). “Como aluno da Universidade de Brasília e sempre envolvido na política, como eleitor, acompanhei aqueles momentos e, agora, como professor de história e parlamentar, estou vivenciando a história concretamente”, declarou.

Também participou da solenidade o deputado Agaciel Maia (PL), que, juntamente com Negreiros e Veras, entregou diplomas alusivos à inauguração aos ex-deputados distritais presentes ao evento. Antes, a presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, responsável pela instalação da “Galeria dos Constituintes”, Jane Marrocos, lembrou fatos históricos da carreira de cada um dos homenageados na política do DF, incluindo episódios pitorescos. Ao parabenizá-los, salientou o compromisso do grupo com a consolidação da democracia no DF.

 


Estiveram na Câmara Legislativa, nesta tarde, os seguintes ex-parlamentares: Agnelo Queiroz, Aroldo Satake, Carlos Alberto, Claudio Monteiro, Edimar Pireneus, Geraldo Magela, Gilson Araújo, José Edmar, Lúcia Carvalho, Manoel de Andrade, Maria de Lourdes Abadia, Maurílio Silva, Pedro Celso, Peniel Pacheco, Salviano Guimarães e Wasny de Roure. O ex-deputado Jorge Cauhy, falecido em 2005, foi representado pela filha Carine Cauhy.

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da Agência CLDF.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

Nenhum comentário